MEC homologa curso de Medicina na Unijuí – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

MEC homologa curso de Medicina na Unijuí

A universidade vai realizar os ajustes finais para o vestibular que tem previsão para dia 24 de fevereiro.

26 de dezembro de 2018
Neste primeiro processo seletivo serão ofertadas 30 vagas, sendo três pelo ProUni. (Foto: Divulgação)

Após intensa luta em conjunto com a comunidade regional foi publicado hoje no Diário Oficial a Portaria 905, de 24 de dezembro de 2018, autorizando o curso de Medicina na Unijuí, com 50 vagas. Agora a universidade vai realizar os ajustes finais para a realização do vestibular que tem previsão para dia 24 de fevereiro de 2019. Neste primeiro processo seletivo serão ofertadas 30 vagas, sendo três pelo ProUni.

O projeto pedagógico do curso é fruto de um coletivo de professores e uma demanda da comunidade regional, envolvendo principalmente a Prefeitura de Ijuí e seu sistema de atenção básica, os hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí e Hospital de Panambi. Ele está alinhado à política do Sistema Único de Saúde, sendo que o acadêmico começará a estabelecer relação com os cenários de prática, já nos primeiros semestres do curso. A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, comemora o resultado. “A Portaria de autorização publicada fecha um ciclo de muita luta de toda comunidade de Ijuí e da Unijuí”.

A homologação e autorização para realização do Vestibular ocorreu após visita in loco de equipe do Ministério. Na visita, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, foram visitadas estruturas da Rede de Atenção Básica do Município, estrutura hospitalar, biblioteca, estruturas laboratoriais, além de diversas reuniões com as instituições e o poder público, que estão envolvidos na implantação do curso em Ijuí e região.

A trajetória do curso na região

Em 1992 a Universidade já liderava movimento para implantar o curso de medicina na região Noroeste. Inclusive houve a realização de vestibular, com lista dos aprovados divulgada e que foi anulada pela Justiça, a pedido do Conselho Federal de Medicina. Em 2012 a Unijuí liderou movimento que criou o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí, em conjunto com diversas entidades locais e políticos da bancada gaúcha. Após Ijuí e posteriormente a Universidade estarem habilitadas, em 2015, um revés marcou a busca pelo curso, posteriormente revertido com a desistência da Instituição de outro estado que buscava se estabelecer em Ijuí. Um novo edital foi criado pelo MEC e novamente a Unijuí se habilitou, desta vez com sucesso.

Desta forma, nos últimos anos o trabalho foi intenso, envolvendo a Unijuí, entidades e lideranças da região. “É um momento de agradecer a todos que se empenharam nesta luta e conquista. Agora Ijuí e região, a partir da Unijuí, tem o curso de Medicina. Iniciamos um novo ciclo de implantação do curso, com o trabalho muito próximo com a rede pública e os hospitais de nossa região”.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da UNIJUÍ

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados