Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Matheus Cocenski, de Tenente Portela, é escolhido o 2º Peão Farroupilha do RS

O primeiro lugar ficou com o peão de Ijuí, Eloir Wichinheski Junior. Também foram definidos os guris e piás farroupilhas

24 de abril de 2022
Matheus Cocenski, que integra o CTG Guardiões da Fronteira, de Tenente Portela (Foto: Prefeitura de Tenente Portela)

A 20ª Região Tradicionalista (RT) se destacou neste final de semana, durante o 33º Entrevero Cultural de Peões do Estado, evento promovido na cidade de Palmeira das Missões, que integra a 17ª RT, junto ao CTG Galpão da Boa Vontade. 90 participantes, divididos nas categorias “piá”, “guri” e “peão”, representando as 30 regiões tradicionalistas do Estado, participaram de provas culturais, artísticas e campeiras.

Matheus Cocenski, que integra o CTG Guardiões da Fronteira, de Tenente Portela, e representou a 20ª RT, foi eleito o 2ª Peão Farroupilha do RS. É a primeira vez na história que Tenente Portela conquista esta posição. Após meses de muita preparação, inclusive na busca por patrocinadores e apoiadores, o peão farroupilha da nossa região conseguiu esse grande resultado. Na manhã deste domingo (24), ele foi recebido com uma grande carreata, que percorreu as principais ruas de Tenente Portela.

O Peão Farroupilha do RS vem da cidade de Ijuí. Eloir Wichinheski Junior, do Grupo de Folclore Chaleira Preta, da 9ª RT, foi o grande vencedor do concurso. O 3º Peão Farroupilha do RS é Matheus dos Santos Sachett, do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, na 13ª RT.

A 20ª RT também foi representada pelo Guri Farroupilha, Gabriel Zamin, do CTG Carreteiros do Horizonte, de Horizontina, que mesmo não ficando entre os primeiros classificados, teve uma ótima participação no concurso.

Gabriel Zamin, do CTG Carreteiros do Horizonte, de Horizontina

Segundo a comissão executiva do evento estadual, 90 peões das categorias “piá”, “guris” e “peão” representando as 30 regiões tradicionalistas participam de provas culturais, artísticas e campeiras.

O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente, foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto à Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995, foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e, em 2012, a categoria mirim, com a denominação “Piá Farroupilha”.

RESULTADO FINAL – 33º ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES

1° PEÃO FARROUPILHA – ELOIR WICHINHESKI JUNIOR | 9ªRT / GRUPO DE FOLCORE CHALEIRA PRETA – IJUÍ
2° PEÃO FARROUPILHA – MATHEUS HENRIQUE COCENSKI | 20ªRT / CTG GUARDIÕES DA FRONTEIRA – TENENTE PORTELA
3° PEÃO FARROUPILHA – MATHEUS DOS SANTOS SACHETT | 13ªRT / CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA – SANTA MARIA

1° GURI FARROUPILHA – DJONATAN JÚLIO UBESSI STREIT | 9ªRT / CTG RANCHO DOS TROPEIROS – IBIRUBÁ
2° GURI FARROUPILHA – MATEUS CRUZ RODRIGUES | 13ªRT / CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA – SANTA MARIA
3° GURI FARROUPILHA – LEONARDO ALOISIO ANDREOLLA | 7ªRT / CTG MANOEL TEIXEIRA – TAPEJARA

1º PIÁ FARROUPILHA – GUILHERME MERGENER DA SILVEIRA | 22ªRT / CTG SANGUE NATIVO – PAROBÉ
2º PIÁ FARROUPILHA – GABRIEL KOTHE BARTZ | 5ªRT / CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ – SANTA CRUZ DO SUL
3º PIÁ FARROUPILHA – GUSTAVO PRIETSCH DOS SANTOS | 6ªRT / CCN SENTINELA DO RIO GRANDE – RIO GRANDE

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados