Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

“Mais do que avanços ambientais, teremos um ganho em saúde pública”, afirma secretário sobre Central Regionalizada de Resíduos de Fossa

Empreendimento está sendo elaborado de forma muito técnica, no sentido de avaliar e afastar qualquer tipo de risco ambiental

17 de julho de 2018
Secretário de Meio Ambiente de Três Passos, Diego Maciel (Foto: Vinicius Araujo/Rádio Alto Uruguai)

O Sistema Alto Uruguai de Comunicação tem dado uma grande atenção para um projeto de cunho ambiental que estará beneficiando 19 municípios da região Celeiro: a Central Regionalizada de Recebimento de Lodo de Fossa Séptica. Neste sentido, tem acompanhado todas as etapas, desde o anúncio do projeto, em fevereiro deste ano, até o atual estágio, em que está sendo trabalhado o projeto executivo, por parte da Corsan, que executará o trabalho. Para detalhar um pouco mais sobre esta iniciativa, o secretário municipal de Meio Ambiente de Três Passos, o biólogo Diego Maciel, concedeu entrevista ao programa Atividade, da Rádio 92 FM, na manhã desta segunda-feira (16).

Solução alternativa estudada por várias entidades do estado

Há um problema histórico em todos os pequenos municípios do Brasil com relação ao tratamento de esgoto sanitário, representando um déficit de saneamento básico extremamente grave. Estabelecer redes de coleta e estações de tratamento de esgoto demanda um alto volume de recursos públicos, inviabilizando investimentos nesta área por parte dos municípios.

Buscando alternativas para esta questão, entidades representativas do Estado, como Ministério Público, Fepam, Famurs e Corsan, ao longo dos últimos anos, realizaram pesquisas e estudos na busca por alternativas que possam minimizar esse déficit de saneamento nos municípios.

A partir deste trabalho chegou-se à apresentação de um projeto de central de recebimento de lodo de fossa séptica, que consiste em uma estação de tratamento de esgoto, onde os dejetos ao invés de serem direcionados até a estação por meio de tubulação ou rede coletora, serão encaminhados através do transporte por caminhões limpa-fossa, que esgotarão os resíduos de sumidouros, poços negros ou fossas sépticas nos endereços residenciais ou comerciais da cidade, e encaminharão para a central. “Da forma como está hoje, o sumidouro não possui uma efetividade, pois não há uma coleta ou manutenção regular dos resíduos nas cidades, o que é um risco para os lençóis freáticos e para o solo, causando danos ambientais”, disse Diego Maciel.

Será estabelecido um cronograma de coleta para o ano todo, passando por todas as residências, onde o morador será comunicado pela Corsan do período em que o caminhão passará em sua residência para fazer a limpeza da fossa.
Esse projeto de centrais regionalizadas deve ser encaminhado para outras regiões do estado, mas o primeiro empreendimento executado pela Corsan é este em Três Passos, atendendo 19 municípios da região.

Local escolhido para a construção da central

O secretário Diego Maciel também buscou reforçar em sua entrevista, informações a respeito do local escolhido para a construção da central, em uma fração de área na localidade de Vista Alegre/Bela Vista, nas imediações do antigo campo de aviação do município. “Esse é um assunto que tem causado bastante apreensão em pessoas da comunidade, o que é algo bastante natural e importante para que possamos dialogar ao máximo e esclarecer todos os pontos a respeito do projeto”, garantiu Diego.

A área total que o município dispõe naquele local e que abrigou o campo de aviação em décadas passadas, possui 44 hectares. Para a construção da central regionalizada, será necessária a utilização de apenas quatro hectares, o que, segundo Diego Maciel, não inviabiliza em nada o restante da área, de 40 hectares, para abrigar um futuro empreendimento, qualquer que seja ele. “Pelo contrário, irá valorizar a área. Um empreendimento que venha para o município no futuro e tenha a necessidade de se instalar em uma área como aquela, o local para tratamento de seus resíduos já estará pronto”, sublinhou.

A Corsan destacou que área que está sendo destinada pelo Município de Três Passos é estratégica e muito favorável, pois fica próxima da rodovia, facilitando a logística para os demais municípios que serão contemplados.

Risco de contaminação de lençóis freáticos não existe

De acordo com Diego Maciel, a Corsan e o município de Três Passos estão priorizando os estudos técnicos para que não haja qualquer tipo de contaminação, poluição ambiental ou riscos a algum curso d’água, ao solo, ou aos próprios moradores que residem próximos da área onde será construída a central.

“Para evitar isso existe um processo bastante rigoroso de licenciamento ambiental. O projeto está sendo desenvolvido por profissionais de engenharia que possuem experiência e conhecimento na área de tratamento de efluentes, sob supervisão da área técnica da Corsan, no sentido de garantir que aquilo que será construído e executado não cause transtornos para a população ou para a própria área”, destaca.

Diego reforçou que para definição da área onde será construída a central, a Corsan e o município avaliaram as características necessárias, como o tamanho de quatro hectares, um local afastado de grande contingente populacional, que não esteja próximo a grandes cursos d’água, tendo um solo apto para receber esse tipo de obra. “Avaliamos todas essas questões e encontramos nessa área no entorno do antigo campo de aviação, o que era necessário para o projeto”. Inclusive testes de infiltração no solo de efluentes também foram realizados pela Corsan, com resultados que apontaram não existir risco de contaminações.

O município trabalha nos trâmites burocráticos e legais para oficializar a área e destiná-la para o empreendimento.

Investimento em saúde pública
O secretário de Meio Ambiente exemplificou que atualmente, em Três Passos, são mais de 20 mil pessoas gerando diariamente efluentes em suas residências ou locais de trabalho/convivência, sem qualquer tipo de tratamento. Daí a importância desse projeto que está sendo trabalhado. “Muito mais do que avanços propriamente ambientais, teremos um grande ganho em termos de saúde pública, pois estaremos investindo em saneamento básico, prevenindo doenças futuras”, destacou Diego.

Neste momento a Corsan está elaborando o projeto executivo do investimento, o que deve ainda levar cerca de 120 dias para ser concluído. A partir disso, a companhia poderá lançar o edital para licitação da obra. “A expectativa da Corsan é que até o final do ano possa ser lançado esse edital”, afirmou Diego.

Diálogo com a comunidade

O secretário Diego Maciel concluiu a entrevista destacando que este projeto está sendo amplamente debatido com a comunidade, principalmente com os moradores próximos da área. “Duas reuniões já foram realizadas, inclusive com a participação de equipe técnica da Corsan, e nesta terça-feira (dia 17) haverá um novo encontro com pessoas da comunidade junto à Prefeitura Municipal, no sentido de esclarecer sobre o projeto e dirimir todas as dúvidas que a população tenha”.

A ideia da administração municipal é levar um grupo de moradores próximos ao local onde será construída a central, para conhecer um projeto similar a este, que já está operando na cidade de Tapejara, na região Norte do estado. “Também será realizada uma audiência pública com a comunidade, durante o processo de licenciamento ambiental, em que poderão ser esclarecidas novas dúvidas”, destacou Diego.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Três Passos coloca sua equipe a disposição da comunidade, para esclarecimentos e informações a respeito deste projeto.

 

Assista a entrevista em vídeo:

 

Secretário municipal de Meio Ambiente de Três Passos, Diego Maciel, fala a respeito do projeto de instalação de uma CENTRAL EXCLUSIVA PARA RECEBIMENTO DE RESÍDUOS DE FOSSA, que deverá beneficiar 19 municípios da região. O empreendimento está previsto para ser instalado em Três Passos, a partir de investimento da Corsan.

Posted by Rádio Alto Uruguai on Monday, July 16, 2018

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados