Maioria das cidades da região atinge meta de vacinação contra Polio e Sarampo – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Maioria das cidades da região atinge meta de vacinação contra Polio e Sarampo

Municípios que não atingirem a meta serão orientados a realizar novo Dia D no próximo sábado.

30 de agosto de 2018
No Rio Grande do Sul, 140 cidades já ultrapassaram a meta prevista. (Foto: Arquivo/Piratini)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite terá um novo dia de mobilização. O Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde estão orientando os municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura que no próximo sábado, dia 1º, abram os postos para receber por mais um dia o público-alvo, que são todas as crianças de 1 ano de idade a menores de 5.

A medida é um alerta para vacinar cerca de 150 mil crianças que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A campanha tinha término previsto para esta sexta-feira, dia 31. No Rio Grande do Sul, 140 cidades já ultrapassaram a meta prevista. Assim, a recomendação destina-se aos demais 357 municípios gaúchos ou aos que não chegarem ao patamar até esta sexta-feira. Na média, o estado apresenta uma cobertura de 71%, o que corresponde a mais de 750 mil doses de vacinas aplicadas desde a abertura da campanha, no dia 6 de agosto.

O município de São Martinho já atingiu mais de 99% da cobertura, com 217 doses aplicadas, de um total de 219 crianças que devem ser imunizadas. Em Sede Nova, das 136 crianças previstas, foram vacinadas 130, superando a meta mínima. A equipe de vacinação está indo atrás das crianças que ainda não se vacinaram.

Informações atualizadas na tarde de hoje indicam que em Humaitá até o momento foram 91,67% das crianças imunizadas. A equipe de vacinação de Humaitá também efetua busca ativa pelas crianças faltosas. As crianças de um ano a menores de cinco anos poderão comparecer ao Posto de Saúde na quarta-feira de manhã para se vacinar. A campanha no município terá continuidade até pelo menos 95% do público-alvo ser imunizado.

Entre as cidades com melhores números na campanha, há 33 que inclusive estão com coberturas acima dos 100%, o que acontece quando o número de crianças vacinadas é acima da estimativa populacional. Esse é o caso de Bom Progresso, com média de 132,5% do público atingido, tendo aplicado 220 doses das duas vacinas até o momento. Três Passos tem cobertura de 101,4%.

Boa Vista do Buricá, com 272 doses aplicadas alcançou 110,6% de cobertura. Em Campo Novo foram 255 doses e cobertura de 104,5%. Outro município da região que alcançou a meta é Tenente Portela, com 96% de cobertura. Nova Candelária está muito perto de alcançar o objetivo, pois conta com 92,9% de cobertura vacinal até o momento.

Em Crissiumal, a cobertura vacinal abrange 81,3% das crianças, com 475 doses aplicadas. Em Santo Augusto, o índice é de 81,5%. Em Coronel Bicaco, até o momento foram vacinadas 66,5% das crianças previstas.

Vale ressaltar que todas as Unidades Básicas de Saúde possuem as vacinas em estoque e que as imunizações contra a poliomielite e sarampo estão disponíveis gratuitamente nos postos durante todo o ano. A imunização contra o sarampo pode ser aplicada em todos os públicos, exceto em gestantes. Mulheres em idade fértil não devem engravidar em até 30 dias após a aplicação da vacina.

Atualizada às 15h30min.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados