Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Lavouras registram prejuízos ocasionados por granizo em Humaitá e Crissiumal

Temporal da noite desta quinta-feira (30) atingiu plantações de milho e trigo em localidades próximas à divisa entre os dois municípios

1 de outubro de 2021
Estragos em lavoura de milho da propriedade de Vilmar Gregory, em Mato Queimado, interior de Crissiumal. (Foto: Arquivo Pessoal/Vilmar Gregory)

Lavouras de milho e trigo das localidades de Lajeado Jacu, Lajeado Curvo, Linha Cascata e Herval Grande, no interior de Humaitá, contabilizaram prejuízos ocasionados pelo temporal de granizo que atingiu a região na noite passada. As informações são de levantamento preliminar realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura na manhã desta sexta-feira (1º). A secretaria estima que os estragos possam alcançar até 30% de cada lavoura atingida.

No perímetro urbano de Humaitá, a chuva forte, acompanhada de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas iniciou por volta das 23h desta quinta-feira (30). A precipitação de pedras pequenas durou poucos minutos, mas foi de forte intensidade. A Defesa Civil municipal não recebeu nenhum relato de estragos em residências. O acumulado de chuva foi de 40 milímetros no centro da cidade.

Estragos em lavoura de milho no interior de Humaitá. (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Agricultura)

No interior de Crissiumal os estragos mais significativos foram constatados em lavouras das localidades de Mato Queimado, Vista Nova, Lajeado Boi, Lajeado Tigre e Lajeado Tigrinho. A Secretaria Municipal de Agricultura acompanhou a situação e fez um levantamento. Os danos foram mais localizados e atingiram principalmente lavouras de milho e trigo, além de pomares e parreirais de uva.

O secretário de Agricultura de Crissiumal, Antenor Dreher, comentou que a preocupação maior é com as lavouras de trigo, tendo em vista o estágio atual de formação de grãos e amadurecimento. Segundo ele, algumas áreas de milho afetadas, dependendo do estágio, ainda podem ser recuperadas. Como os danos foram registrados de forma mais localizada, o Município não deve decretar situação de emergência.

O agricultor Vilmar Gregory que reside na localidade de Mato Queimado contou que o temporal iniciou por volta das 22h45 e durou menos de 10 minutos. Os estragos contabilizados em uma lavoura de milho da propriedade alcançam uma área de 7,5 hectares.

Não há relatos de estragos significativos em residências de Crissiumal.

Em Três Passos, no início da madrugada desta sexta (1º), houve queda pontual de granizo em alguns locais da cidade e do interior. No entanto, segundo a Defesa Civil municipal, não há notificações de estragos. No centro de Três Passos choveu o acumulado de 33 milímetros.

Lavouras de trigo também foram afetadas em Humaitá. (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Agricultura)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados