Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Lavouras de Humaitá contabilizam prejuízos pelo granizo e vento forte da última quinta-feira

Secretaria Municipal de Agricultura realizou levantamento dos estragos nesta sexta-feira (15)

16 de outubro de 2021
Secretaria Municipal de Agricultura realizou levantamento nesta sexta-feira (15). (Fotos: Divulgação/Secretaria Municipal de Agricultura)

O temporal de granizo, acompanhado de vento forte, que atingiu o município de Humaitá na noite da última quinta-feira (14) causou prejuízos em lavouras no interior de Humaitá. A Secretaria Municipal de Agricultura realizou levantamento dos estragos nesta sexta-feira (15). De acordo com relato encaminhado pelo secretário Willian Stiegemeier, todas as localidades do interior foram de alguma forma afetadas, sendo com maior intensidade em Lajeado Curvo e Linha Schuster.

A Secretaria de Agricultura informa que os prejuízos mais significativos foram contabilizados na cultura do milho. Estima-se que pelo menos 30% das propriedades que realizaram o cultivo registraram perdas pelo granizo e vento. Em algumas lavouras de milho o prejuízo chega a até 80% da área. Já na cultura do trigo, que está no estágio final de maturação e pré-colheita, muitas áreas registraram debulhamento de espiga; as perdas nas lavouras afetadas podem chegar a até 50%.

No perímetro urbano, a Defesa Civil municipal não havia registrado, até a manhã de sexta-feira (15), estragos em residências. Houve queda de granizo na cidade por volta de 22h35min de quinta-feira (14). O acumulado de chuva desde a noite até o amanhecer foi de 120 milímetros no centro. Chegou à reportagem da Rádio Alto Uruguai o relato de perfuração do telhado do galpão de uma marcenaria situada no Bairro Operário.

O expressivo acumulado de chuva também provocou estragos nas estradas do interior. Máquinas da Secretaria Municipal de Obras foram enviadas para desobstruir passagens e iniciar o conserto das estradas – serviço que deve ser intensificado na próxima semana com a previsão de estabilidade climática. No centro de Humaitá, desde o início do mês, o acumulado de chuva ultrapassa a marca de 400 milímetros.

Telhado de galpão de marcenaria é perfurado pelo granizo em Humaitá. (Foto: Ouvinte/WhatsApp)

Na noite do último dia 30 de setembro também foi registrado temporal com queda de granizo no município de Humaitá. Na oportunidade, os estragos foram contabilizados em lavouras de milho e trigo das localidades de Lajeado Jacu, Lajeado Curvo, Linha Cascata e Herval Grande.

Confira mais imagens dos estragos em Humaitá:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados