Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Laboratório realizará mais testes de Covid-19 em Palmeira das Missões

Novo equipamento extrator de RNA duplicará a capacidade de análises para 43 cidades da Zona de Produção

3 de junho de 2020
Segundo o professor da UFSM, Daniel Graichen, o equipamento que teve um custo de R$ 90 mil. (Foto: UFSM / Divulgação / CP)

A instalação de um extrator de RNA no laboratório de Genética Evolutiva e Microbiologias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, vai garantir a duplicação da capacidade de realização de testes de Covid-29. Os exames serão aplicados na área das 43 cidades da Associação dos Municípios da Zona da produção (Amzop). Segundo o geneticista e professor Daniel Graichen, o equipamento, que teve um custo de R$ 90 mil, será utilizado a partir da próxima segunda-feira.

“Os professores e alunos envolvidos no trabalho de testagem passam por um treinamento e, após, teremos condições de realizar até 100 testes por dia”, disse. Graichen informou que o equipamento garante mais segurança e o mínimo risco de contaminação para as pessoas que manipulam o material enviado pelas secretarias municipais de Saúde. O extrator foi adquirido a partir de parceria entre o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e a Amzop.

O professor destacou a iniciativa diante da urgência de ampliação da capacidade de testagem a fim de avaliar melhor a situação quanto à disseminação do vírus e número de pessoas afetadas. O diretor do campus, Rafael Lazzari, informa que até agora o laboratório realizou 600 testes, a partir de material coletado entre moradores nos 43 municípios. O levantamento aponta que 13% testaram positivo.

Palmeira das Missões e Frederico Westphalen são os municípios que enviaram mais material para testes. As cidades com maior número de infectados são Trindade do Sul, Três Palmeiras e Gramado dos Loureiros, microrregião que concentra trabalhadores em frigoríficos.

“O Estado enviou poucos testes para os municípios e, por isso, a estrutura montada em Palmeira das Missões, agora com dois equipamentos, precisa ser destacada”, avalia o presidente da Amzop, Gerri Sawaris. O Consórcio de Saúde Intermunicipal de Palmeira das Missões (Consin) participa da ação conjunta, viabilizando a compra de insumos para o laboratório.

Fonte: Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados