Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Justiça do Trabalho determina afastamento de todos os funcionários da JBS Três Passos por 14 dias

Decisão judicial ainda determinou apuração do crime de desobediência a decisões anteriores. 408 pessoas testaram positivo para a doença, cerca de 41% dos funcionários da unidade local. Da decisão cabe recurso por parte da empresa.

17 de julho de 2020
Unidade da JBS de Três Passos (Foto: Rádio Alto Uruguai / Arquivo)

Uma decisão judicial determinou o afastamento de todos os 989 funcionários do frigorífico Seara/JBS Três Passos, por um período mínimo de 14 dias. A empresa também terá que testar os trabalhadores a partir do décimo dia de afastamento. A determinação, assinada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Marcelo José Ferlin D’Ambroso, foi publicada na quinta-feira (16), modificando a decisão que havia sido proferida pela Vara do Trabalho de Três Passos.

A JBS informou, em nota, que não comenta processos em andamento, e que segue medidas de segurança. A assessoria de comunicação da empresa também disse à reportagem da Rádio Alto Uruguai, que desta decisão cabe recurso.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), autor do pedido, 408 pessoas testaram positivo para a doença, cerca de 41% dos funcionários. Um deles, de 48 anos, morreu. A medida tem efeito imediato, após a notificação da empresa.

Na mesma decisão, o desembargador determinou ainda que a Polícia Federal apure o crime de desobediência, já que a empresa não teria cumprido determinações de testagens anteriores, conforme apontou o Ministério Público.

No fim de junho, outra decisão judicial já havia determinado a testagem de todos os funcionários. “Também houve descumprimento de distanciamento, mas o principal são os testes, que teve que ter outra decisão judicial mandando fazer o que eles deveriam de estar cumprindo”, esclarece a procuradora do MPT-RS, Priscila Dibi Schvarcz.

“Estudos científicos têm sido divulgados em toda a mídia de que o interior do Estado está sofrendo aumento da taxa de contágio por focos de contaminação nos frigoríficos”, ressalta o desembargador, em um dos trechos de sua sentença.

Conforme dados divulgados pelo MPT-RS nesta semana, mais de 6 mil trabalhadores de frigoríficos no estado foram contaminados, número que cresceu 40% em pouco mais de um mês.

No início deste mês de julho, a China anunciou a suspensão de importação de carne produzida na unidade de Três Passos da JBS.

Fonte: Rádio Alto Uruguai (Com informações do G1-RS / MPT-RS / JBS)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados