Juiz da 91ª Zona Eleitoral apresenta orientações aos eleitores da região – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Juiz da 91ª Zona Eleitoral apresenta orientações aos eleitores da região

Diego Dezorzi alerta que é proibido impulsionar ou publicar novos conteúdos políticos na internet no dia da votação.

5 de outubro de 2018
Magistrado concedeu entrevista para a Rádio Alto Uruguai na tarde desta quinta-feira. (Fotos: Marcos Benites/Rádio Alto Uruguai)

O juiz eleitoral Diego Dezorzi, responsável pela 91ª Zona Eleitoral de Crissiumal, concedeu entrevista para a Rádio Alto Uruguai na tarde desta quinta-feira. A equipe de reportagem foi recebida em seu gabinete, no Fórum de Crissiumal, para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos eleitores da região que vão às urnas no próximo domingo. A 91ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Crissiumal, Humaitá e Sede Nova.

O magistrado relatou que até o momento o período eleitoral transcorre dentro da normalidade na região, “sem nenhum episódio de violência, tensão ou de abalo à ordem pública”. A exceção fica para o temporal de granizo que provocou a mudança de alguns locais de votação em Crissiumal (clique aqui e saiba mais). Em outros locais, de acordo com Dezorzi, foram providenciadas as devidas reformas.

Dezorzi orienta aos eleitores que tenham bastante tranquilidade na véspera e no dia da votação. “Deve-se evitar alterações no estado de ânimo, até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas, para evitar que se perca o controle sobre alguma situação e ocorra algum desentendimento. É tudo o que menos se precisa nesse momento”, salientou.

O juiz alerta para um novo crime que foi tipificado, que é o de realizar a publicação ou impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet no dia da eleição. “É importante que se evite qualquer forma de publicação ou mesmo de impulsionamento de uma publicação já existente no dia eleição. Isso é crime!”, comentou.

Por fim, o juiz aproveitou para conclamar a comunidade para que compareça às urnas no próximo domingo. “Espera-se uma participação maciça da população, que se dirija ao seu local de votação e efetivamente exerça seu direito de escolha e de definição dos rumos do país”.

Ouça na íntegra a entrevista:

Fique atento a outras orientações para o dia da eleição:

– É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por um partido, coligação ou candidato, revelada por meio da utilização de bandeiras, broches e adesivos. Na sessão plenária desta quinta-feira, o TRE-RS aprovou por unanimidade o uso de camisa de candidatos, partidos ou coligação por parte do eleitor no dia da eleição.

– É proibida a aglomeração de pessoas com uniforme padronizado e utilizando bandeiras, broches e adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

– É proibido portar aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto na cabine de votação.

– É proibido e é considerado crime divulgar propaganda política de qualquer espécie, seja por meio de distribuição nos locais de votação ou em vias próximas, de boca de urna, por meio de alto-falante ou carro de som, comício ou carreta até o fim da votação.

– Estão proibidos também o transporte coletivo de eleitores; furar a fila de votação; votar ou tentar votar mais de uma vez (ou no lugar de outra pessoa); violar ou tentar violar o sigilo do voto; recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa; oferecer ou receber dinheiro em troca de voto; promover a concentração de eleitores com fornecimento gratuito de alimento; e o transporte coletivo de eleitores.

– A legislação eleitoral ainda proíbe reuniões públicas, com o fim de propaganda, durante as 48h que antecedem o pleito e até 24h depois do término da votação. Entretanto, reuniões de pessoas sem cunho político estão liberadas neste período. Não foi decretada a vigência de Lei Seca, ao menos por enquanto, durante as eleições no RS.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados