Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Instituto do Coração do HCI faz cirurgia vascular inédita

Tratamento endovascular realizado, por ser um procedimento menos invasivo, evita a necessidade de uma cirurgia de grande porte.

9 de dezembro de 2020
Procedimento inédito na região (Foto: Divulgação HCI)

Nesta semana, o serviço de hemodinâmica, que compõe o complexo do Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), onde são realizados os procedimentos de cateterismo, angioplastia e cuidados das doenças neurológicas e vasculares, fez história na medicina de Ijuí, com procedimentos inéditos.

Os cirurgiões vasculares, Fábio Goulart da Silva, Vinícius Pires e Robson Machado, realizaram tratamentos endovasculares de Aneurisma de Aorta Torácica, em dois pacientes. “Como eram casos de anatomia muito complexa, foi necessária a utilização de próteses especialmente confeccionadas para os casos dos pacientes”, explica o médico Vinicius Pires.

O material foi confeccionado pela empresa Nano, de Florianópolis (SC), e os procedimentos contaram com a participação do médico Nilo Mandelli, cirurgião vascular do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. “Não há dúvidas de que os procedimentos realizados, representam um importante avanço no tratamento de uma das doenças cardiovasculares de mais alta morbidade e mortalidade, altamente desafiadora para os cirurgiões”, resume o médico Fábio Goulart da Silva.

O tratamento endovascular realizado, por ser um procedimento menos invasivo, evita a necessidade de uma cirurgia de grande porte, de abertura da cavidade torácica, reduzindo o período de internação e com índices de complicações bem menores quando comparado com a cirurgia aberta, o que tem importância, sobretudo, em pacientes idosos e com outras doenças associadas, como eram os casos dos pacientes, ambos do sexo masculino, com 68 e 72 anos respectivamente.

Ao final dos procedimentos, os pacientes apresentaram evolução clínica e cirúrgica extremamente favorável e estão obtendo ótima recuperação no pós-operatório.

Fonte: Assessoria de Imprensa HCI

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados