Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Infestação do mosquito Aedes aegypti permanece elevada em Humaitá

3 de abril de 2018

Permanece elevado o número de focos do mosquito transmissor da Dengue em Humaitá. O último levantamento realizado, entre os dias 18 e 22 de abril, testou positivo para 11 amostras coletadas no perímetro urbano.

 

O Levantamento de Índice Rápido (LIRA) foi realizado pelos agentes da vigilância ambiental e de saúde. Na oportunidade foram visitadas 214 residências e coletadas 15 amostras suspeitas.

 

A análise do Laboratório Central do estado (LACEN) confirmou que 11 amostras eram do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Nove focos estão localizados na área central da cidade e dois nos bairros. Alguns moradores são reincidentes no descuido com a água parada.

 

Segundo a Vigilância Ambiental, foram encontradas larvas também em água suja e mesmo após dias com baixas temperaturas. Os visitadores acreditam que o mosquito está se tornando mais resistente. O índice de infestação no município, segundo o último estudo, está em 4,2%, quando o máximo deveria ser de 1%. Em dezembro do ano passado, no auge do verão, o indicador estava em 4,7%.

 

Os principais objetos que acumulam água e servem de foco para o mosquito em Humaitá são: baldes com água da chuva, tambores, cisternas e bebedouros de animais.

 

*Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados