Indígenas recebem capacitação para o plantio de frutas e criação de aves – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Indígenas recebem capacitação para o plantio de frutas e criação de aves

Mais de 300 famílias da Terra Indígena do Guarita devem ser capacitadas nestes e em outros temas importantes.

2 de outubro de 2018
O desafio é enxergar no local o recurso que pode ajudar a multiplicar os alimentos. (Foto: Divulgação/Emater)

Moradores da Terra Indígena do Guarita, situada entre os municípios de Redentora, Miraguaí e Tenente Portela, recebem capacitação da Emater/RS-Ascar sobre fruticultura, avicultura e horticultura. O trabalho está nas metas da terceira etapa do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

Até o fim de 2019, mais de 300 famílias do Guarita devem ser capacitadas nestes e em outros temas importantes para a comunidade. As atividades tiveram início no dia 19 de setembro na comunidade Irapuá e na sexta-feira passada prosseguiram nos Setores Mó e Bananeira. O desafio para os extensionistas é enxergar no local o recurso que pode ajudar a multiplicar os alimentos.

Galhos secos de árvores suspensos sobre os canteiros da horta também fazem sombra para as verduras e dispensam a compra da tela do tipo sombrite. A cinza do fogão a lenha misturada com água e borrifada nas hortaliças repele a lagarta. Em vez da ração comercial, as galinhas podem ser alimentadas com batata-doce, mandioca, moranga, milho, feijão, entre outros alimentos.

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais combina duas estratégias: oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) às famílias com renda mensal por pessoa de até R$ 85,00 e fomento, no valor de R$ 2.400,00, transferidos por meio do cartão do Programa Bolsa Família, para elaboração de Projetos Produtivos.

Além de elaborar o projeto técnico, os extensionistas da Unidade Indígena (UIN) acompanham sua execução. Fazem parte da equipe da UIN os extensionistas Cirineu Souto, Karen Crespan, Roseléia Soares e Vera Danette. No Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar atende 4.221 famílias indígenas, das etnias Kaingang, Guarani e Charrua, em 54 municípios.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Emater

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados