Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Humaitá receberá testes rápidos para Coronavírus

Todos os 20 municípios integrantes da 17ª Coordenadoria de Saúde receberão os testes

5 de abril de 2020

O município de Humaitá e os demais 19 municípios integrantes da 17ª Coordenadoria de Saúde com sede em Ijuí receberão na próxima semana testes rápidos de COVID-19. A quantidade de testes distribuídos será proporcional a população de cada município.

Além de Humaitá, também receberão os testes os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova.

Os profissionais das redes de saúde dos municípios já receberam treinamento para realizar a coleta do material de potenciais pacientes com Coronavírus.

O Rio Grande do Sul recebeu 48,9 mil testes rápidos sorológicos para auxílio ao diagnóstico da Covid-19. Uma parte (20 mil unidades) será enviada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para pesquisa, e outra parte (28.940) será aplicada em profissionais das áreas da saúde e da segurança, de acordo com protocolo em elaboração pela Secretaria da Saúde (SES). O protocolo deve ser aprovado na segunda-feira (6), durante reunião virtual do Centro de Operações de Emergência (COE).

O teste deve ser aplicado no 10° dia do início dos sintomas, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. Tani esclarece que esse teste detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus, e mostra o resultado em até 20 minutos. É necessária apenas a coleta de uma gotinha de sangue.

Foi a primeira remessa de kits recebida pelo Estado, de outras previstas para serem enviadas pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas. Além dos testes rápidos, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros laboratórios privados credenciados permanecem realizando os testes de biologia molecular, capaz de identificar o coronavírus em pacientes logo no início da doença. Essa modalidade é usada para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19 e em profissionais que estiverem em atendimento direto nos hospitais aos pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados