Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Humaitá: Qualidade e importância da água foi debatida por representantes da comunidade

O objetivo da reunião foi a discussão sobre alguns aspectos envolvendo a disponibilidade hídrica, consumo racional, doenças de veiculação hídrica e seus impactos na saúde pública

15 de junho de 2018
Encontro teve a presença de funcionários da Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí (Foto: Prefeitura de Humaitá/Divulgação)

A água é indispensável para as atividades humanas e para a própria manutenção da vida. Entretanto, ela pode veicular um elevado número de enfermidades e essa transmissão pode se dar em diferentes mecanismos, sendo o mais lembrado relacionado diretamente à sua qualidade através da ingestão da água, onde pode ser ingerida água que contenha componentes nocivos à saúde e a presença desses componentes no organismo humano provocam o aparecimento de doenças.

Dentro dessa lógica, no dia 14 de junho foi efetuada uma reunião envolvendo o poder público municipal de Humaitá, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde, através da regional de Ijuí, e representantes das redes de água do interior. O objetivo da reunião foi a discussão sobre alguns aspectos envolvendo a disponibilidade hídrica, consumo racional, doenças de veiculação hídrica e seus impactos na saúde pública.

Na oportunidade, foram feitas dinâmicas demonstrando como uma amostra de água, aparentemente límpida e transparente, pode conter microrganismos patogênicos que ocasionam várias doenças para as pessoas que a consomem, acreditando estarem consumindo uma água segura. Debateram-se também alguns fatores que contribuem para a contaminação hídrica, a qual pode atingir as águas superficiais, mas também o lençol freático, podendo ainda acontecer ao longo de uma rede de água, sendo um fator de comprometimento da qualidade da água disponível.

Foi salientado que a legislação vigente em nível de Ministério de Saúde preconiza que é direito de todos os usuários o acesso a água que atenda aos padrões de potabilidade e segurança quanto a seu consumo, visando mitigar impactos negativos em indicadores correlacionados. Assim, foi ressaltado que a cada R$ 1,00 investido em saneamento são poupados R$ 5,00 em saúde pública.

A partir desse ponto foi debatida a importância que se tem o tratamento da água, como uma parte de um conjunto de medidas que precisam serem adotadas visando combater ou neutralizar a concentração de agentes nocivos a saúde pública, como forma de melhorar a qualidade de vida da população. Por fim, foram debatidos alguns aspectos técnicos e particulares, bem como questionamentos por parte da comunidade.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá agradece a participação de todos e comunica que o setor de vigilância sanitária efetua mensalmente a coleta de amostras de água para o consumo, tanto no interior quanto na cidade a fim de monitorar a presença de agentes patogênicos nocivos à saúde pública, disponibilizando os resultados para as respectivas comunidades. Por fim, comunica que serão realizadas inspeções junto aos poços das comunidades bem como nos reservatórios a fim de observar as condições e proceder a adequações e melhorias que eventualmente sejam necessárias, o que será construído em parceria com os responsáveis pelas redes.

Fonte: Prefeitura de Humaitá (Vigilância Sanitária)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados