Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Humaitá: Combate ao mosquito Aedes aegypti mobiliza a escola Mário Cândido Lena

3 de abril de 2018

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Cândido Lena, de Humaitá, desenvolve um projeto intitulado: Todos Unidos contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é desenvolvida desde o início do ano letivo. Todas as turmas são envolvidas, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 

 

Os alunos do nono ano elaboraram textos informativos para jornal, rádio e página da escola no facebook. O oitavo ano promoveu um Adágio Informativo, com distribuição de panfletos e LixoCar. Os alunos do sétimo ano, por sua vez, praticaram ações onde residem.

 

O sexto ano fez a distribuição de panfletagem nas redondezas da escola. O quinto ano promoveu uma patrulha de controle semanal. A turma do quarto ano realizou uma ação intitulada “cata à larva”.

 

O terceiro ano fez o plantio da Crotalária e os estudantes do segundo ano organizaram um painel com as doenças que o mosquito Aedes aegypti transmite. O primeiro ano teve que realizar atividades em casa para ajudar na prevenção do mosquito.

 

Os alunos do Pré B elaboraram histórias, confeccionaram o mosquito com sucata e coletaram amostras de larvas. Os estudantes do Pré A fizeram observação do mosquito, demonstração de como colocar areia nos pratinhos de flores e ronda na escola, para recolhimento de eventuais lixos.

 

O grupo de teatro da Escola Mário Cândido Lena também ensaia uma peça teatral sobre a temática.

 

Confira um texto informativo elaborado pelos alunos do nono ano: 

 

Escola Mário Cândido Lena, Projeto Todos Unidos contra o mosquito Aedes aegypti, também em 2017

 

Sabendo que neste ano em Humaitá há uma infestação do mosquito Aedes aegypti, não queremos que uma criança humaitense nasça com microcefalia por não cuidarmos da nossa casa, de nosso pátio, portanto não podemos deixar água parada.

 

Um dos vírus transmitido pelo mosquito é o Zika Vírus que pode ocasionar microcefalia em bebês causando deficiência intelectual e cognitiva, deficiência auditiva e deficiência física.

 

Curiosidades do mosquito Aedes aegypti:

 

Você sabia que o mosquito macho só se alimenta de frutas?

 

E a fêmea necessita de sangue para amadurecimento dos ovos. É ela que transmite os seguintes vírus: Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

 

O mosquito vive 30 dias e pode colocar até 150 a 200 ovos.

 

Dependendo da temperatura em 7 dias a larva pode virar mosquito.

 

Sintomas:

 

Dengue: dor nas articulações, náuseas e vômitos, tontura, sangramento no nariz e gengiva, dor atrás dos olhos, perda de peso, fraqueza, febre alta, dor de cabeça e manchas vermelhas.

 

Zika Vírus: olhos vermelhos, dor nas costas, sensibilidade à luz, conjuntivite, dores nas articulações, aftas, dor de cabeça, febre baixa, coceira, dor muscular e lesões brancas e vermelhas na pele.

 

Chikungunya: dores intensas nas articulações de mãos e pés, febre alta, dor muscular, manchas vermelhas, conjuntivite e dor de cabeça.

 

Febre amarela: amarelidão do corpo, febre alta, dores (musculares, de cabeça, abdominais), náuseas, fraqueza e hemorragia.

 

Precisamos estar TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI E A FAVOR DA VIDA.

 

*Rádio Alto Uruguai – Com informações da Escola Mário Cândido Lena

*Fotos: Divulgação

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados