Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Hospitais da região estão atendendo acima do limite, incluindo o HCTP

Hospital de Três Passos está com pacientes em leitos de UTI do que a capacidade normal, fato que se repete em Tenente Portela e Ijuí. Hospitais de Frederico Westphalen e Santa Rosa estão no limite

19 de março de 2021
Hospital de Caridade, em Três Passos, está atendendo acima de sua capacidade na UTI (Foto: Rádio Alto Uruguai)

O Brasil está enfrentando nas últimas semanas, o pior momento da pandemia de Covid-19. Na atual semana, o país bateu recordes de mortes pela doença, se aproximando de 3 mil óbitos em 24 horas, na última quarta-feira.

Na quinta-feira (18), o País contabilizou 11.787.600 casos e 287.795 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. É o vigésimo dia seguido com novo recorde na média de mortes pela doença.

O estado do Rio Grande do Sul também enfrenta o momento mais dramático da pandemia, com recordes de mortes e um número muito alto de internações em hospitais, o que acaba por provocar praticamente um colapso no sistema de saúde público e privado.

Na região Noroeste do Estado, que abrange os 21 municípios da região Celeiro, nos últimos 20 dias a pressão sobre a capacidade hospitalar tem sido muito grande.

O Hospital de Caridade de Três Passos, que possui dez leitos de UTI para tratamento de pacientes infectados por coronavírus, está há 14 dias com sua ocupação máxima. Uma paciente mulher, de 48 anos, caso suspeito de coronavírus, aguarda há cinco dias por um leito de UTI, necessitando de ventilação mecânica.

Nesta sexta-feira, a UTI do Hospital de Caridade apresenta 120% de taxa de ocupação, com dois leitos improvisados. Três Passos está com 171 casos ativos de coronavírus nesta sexta-feira e foram 42 óbitos pela doença no município.

O Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, está há três semanas com mais de 100% de taxa de ocupação em sua UTI. Nesta sexta-feira, são 20 pacientes internados na UTI adulto, sendo que a capacidade é para 15 pessoas serem atendidas. 18 destes 20 pacientes, estão infectados por coronavírus.

Tenente Portela está com 44 casos ativos de coronavírus nesta sexta-feira e 11 pacientes que aguardam resultados de seus exames. 19 óbitos foram registrados em Tenente Portela desde o início da pandemia.

Em Frederico Westphalen, o Hospital Divina Providência está com 112,5% de taxa de ocupação dos leitos de UTI, com dez pacientes ocupando todos os leitos disponíveis. Nove destes pacientes são da própria cidade de Frederico. Na ala de enfermaria Covid, são 31 pacientes sendo atendidos neste momento, e a capacidade seria para 30 leitos, atingindo 103% de taxa de ocupação.

O município de Frederico está com 41 óbitos em decorrência de complicações pela Covid-19. O mais recente óbito aconteceu na quarta-feira: um homem de 76 anos que estava internado em leito clínico no HDP. Neste momento são 336 pacientes considerados casos ativos e 513 pessoas recomendadas a cumprir isolamento domiciliar.

No município de Santa Rosa, o Hospital Vida e Saúde, que possui 40 leitos de UTI, nesta sexta-feira está com 39 pacientes internados, sendo 31 deles por coronavírus.

Em Ijuí a situação também não é diferente. No Hospital Bom Pastor, dos 14 leitos disponíveis, 13 estão ocupados com pacientes que estão infectados por coronavírus. Já o Hospital de Caridade de Ijuí, está com 34 pacientes em UTI, sendo que a estrutura é para apenas 30 leitos. 28 pacientes estão infectados por coronavírus e dois são casos suspeitos.

Apenas em Ijuí, 949 pessoas estão com o vírus ativo neste momento, além de 242 casos suspeitos. O município já contabiliza 105 mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Com estes exemplos, procuramos demonstrar a situação crítica que a região Fronteira Noroeste do RS está vivenciando nas últimas semanas, no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Cada vez mais a população precisa estar atenta e cumprir os cuidados para evitar mais contágios.

Os números de ocupação de leitos no RS podem ser acompanhados através do Mapa de Leitos, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde, através deste link (CLIQUE AQUI). As atualizações são realizadas ao longo do dia.

CONFIRA OS DADOS ATUALIZADOS DO MAPA DE LEITOS NA REGIÃO

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados