O hospital saiu de um patamar de insuficiência para outra realidade, de abundância de hortaliças
Uma parceria entre a Emater e o Hospital de Caridade de Crissiumal tem gerado benefícios ao grupo que frequenta a Unidade de Saúde Mental. Esse grupo participa de uma atividade chamada Horta Terapia.
De acordo com a psicóloga Scheila Krüger, a Horta Terapia ajuda a desenvolver habilidades, motivando o grupo a buscar novos conhecimentos. A atividade, segundo Scheila, pode mudar o comportamento.
Não apenas a mente, o corpo também é beneficiado. As hortaliças e legumes produzidos na horta vão direto para a cozinha, onde são preparados e servidos aos pacientes do Caridade.
Conforme a nutricionista Josiane de Souza, responsável pela atividade de Horta Terapia, é visível o resultado do trabalho, que iniciou em maio deste ano. O hospital saiu de um patamar de insuficiência para outra realidade, de abundância de hortaliças. O cardápio, segundo ela, ficou mais saudável, saboroso e nutritivo.
As técnicas utilizadas pela Emater na horta do HCC evitam o uso de agrotóxicos. Inicialmente o extensionista da instituição, Sérgio Drumm, se preocupou em recuperar a fertilidade do solo, que deixava a desejar. A volta das minhocas é um bom sinal, de acordo com Drumm, pois indica que há vida no solo e, consequentemente, uma boa oferta de nutrientes para fortalecer as hortaliças.