Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Homenagem a Christian Jafas e diversidade de temas marcam primeira noite do Festival de Cinema de Três Passos

Nove curtas, todos produzidos em Três Passos, foram exibidos na noite desta terça-feira

6 de novembro de 2019
Um bom público prestigiou a primeira noite do 5º FCTP (Fotos: Vinicius Araujo e FCTP)

Teve início nesta terça-feira (05), no Cine Teatro Globo, o 5º Festival de Cinema de Três Passos (FCTP), com boa presença de público. O evento transcorrerá até sábado, exibindo 124 filmes ao total.

O destaque de ontem ficou por conta da homenagem conferida ao cineasta carioca Christian Jafas, que recebeu o título de cidadão três-passense, por parte da administração municipal, e o diploma de honra ao mérito, destinado pela Câmara de Vereadores, por sua decisiva contribuição para a consolidação e o fortalecimento do FCTP e da cultura local, com intensa participação no festival e no projeto Cidade Cinematográfica, e também pela direção do longa-metragem “Cine Globo, uma vida de cinema”, que contará a história de um dos raros cinemas de calçada ainda ativos no Brasil; além do trabalho de pesquisa no mestrado que Jafas realiza na UFF (Universidade Federal Fluminense), que também trata da história do Cine Globo, como exemplo de resistência artística.

O cineasta carioca ainda apresentou uma palestra, através do tema “Cinema e Educação”, onde relatou uma série de contribuições para que o audiovisual possa ser potencializado nas escolas e demais instituições educacionais ou comunitárias, com benefícios para toda a comunidade no sentido de fomentar o debate sobre temáticas variadas e que são necessárias de serem aprofundadas.

Na primeira sessão do 5º FCTP, foram exibidos nove curtas-metragens, todos produzidos em escolas públicas de Três Passos. A diversidade de temas, com abordagens sobre feminicídio, ambiente escolar, gravidez na adolescência, sonhos, importância ambiental das abelhas, melhor idade e arte de rua, surpreendeu o público.

Após a exibição dos curtas, alguns dos realizadores dos filmes participaram de um bate-papo com o público, respondendo perguntas e relatando a experiência de realização de um filme, através do aprendizado nas oficinas teóricas ofertadas pelo Projeto Cidade Cinematográfica.

Nesta quarta-feira (06) pela manhã, já teve início a segunda sessão da mostra não competitiva do FCTP. 13 curtas estarão sendo exibidos, até por volta das 11h30min. Estudantes de Três Passos e da região estão tendo a oportunidade de acompanhar a sessão desta manhã, que traz entre os destaques quatro curtas estudantis, produzidos em Tiradentes do Sul.

Hoje à tarde, a partir das 14 horas, os quatro primeiros filmes serão voltados para o público infantil: de 6 a 10 anos de idade. Logo após, a partir das 15 horas, serão exibidos mais oito curtas, desta vez voltados ao público da melhor idade e público em geral.

Ainda teremos nesta quarta-feira uma sessão noturna, a partir das 19 horas, com exibição de 13 curtas da mostra não competitiva, com produções locais, mescladas com curtas produzidos em outras partes do Brasil e até do exterior.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados