Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

GT Erva-Mate conhece inovações de agroindústria assistida pela Emater/RS-Ascar em Sede Nova

3 de abril de 2018

O Grupo Temático da Erva-Mate realizou  na quarta-feira da semana passada, dia 07, uma visita a uma agroindústria de Sede Nova. O objetivo do encontro foi conhecer iniciativas inovadoras implantadas com orientação técnica da Emater/RS-Ascar.

 

Fazem parte do Grupo, criado há um ano, funcionários do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) de Ijuí, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa.

 

"O GT Erva-Mate foi formatado pela necessidade de se pensar sobre a legislação das ervateiras mais modestas e também em cursos de Boas Práticas de Fabricação", disse o médico veterinário da 17ª CRS, Flávio Pacheco.

 

De acordo com o assistente técnico regional de Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach, a família visitada em Sede Nova trabalha com erva-mate há várias gerações. O trabalho que a Emater/RS-Ascar realiza com os proprietários tem buscado aprimorar, com sucesso, o sistema de secagem das folhas.

 

O resultado animador motivou a visita ao município do GT Erva-Mate. "O Rio Grande do Sul está discutindo a questão do sistema de secagem, industrial e barbaquá (método antigo de secar erva-mate), e isso tem implicações na legislação", justificou Breitenbach.

 

Em Sede Nova a família Drey, que desempenha esta atividade há vários anos com conhecimento tácito, ou seja, passado de pai para filho, está tendo continuidade com a nova geração da família. Conforme Arlindo Drey, “fazer erva para nós faz parte da história e estamos preservando o sistema Barbaquá que está indo para extinção, mas aqui ele continuará funcionando por muitos anos", destacou.

 

O Escritório da Emater/RS Ascar de Sede Nova, através dos técnicos Adelmo Paulo Colbek e Graciane Hoppe, tem dado todo suporte necessário para que esta agroindústria alcance sucesso. Os técnicos da Emater também destacaram o apoio da Prefeitura Municipal. No encontro da última quarta-feira, se fizeram presentes o atual prefeito Elcio Soder e o prefeito eleito José Elias Paz.

 

*Fonte: Emater RS/Ascar

*Foto: Divulgação/Emater

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados