GT das agroindústrias entregou coletânea de legislação aos prefeitos da Amuceleiro – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

GT das agroindústrias entregou coletânea de legislação aos prefeitos da Amuceleiro

Grupo de trabalho buscar desenvolver mecanismos que facilitem a adesão dos municípios ao Susaf

5 de dezembro de 2018
Assembleia da Amuceleiro em que foi entregue o material preparado pelo GT (Foto: Amuceleiro)

Na assembleia de novembro da Amuceleiro, aconteceu a entrega oficial aos prefeito do CD contendo diversos modelos de toda legislação necessária para adequação dos municípios ao Sistema Municipal de Inspeção e posterior equivalência ao Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

O detalhamento desse processo foi formatado pelo Grupo de Trabalho criado pela Amuceleiro, em maio deste ano, com o objetivo principal de assessorar os municípios e algumas agroindústrias para que consigam se adequar à legislação vigente e comercializar seus produtos regionalmente.

O grupo é composto por profissionais de diversos municípios da região, incluindo veterinários, agrônomos, secretários de agricultura e representantes de instituições com atividades afins, como Emater, universidades, Corede Celeiro, Amuceleiro e Acamrece.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, destaque para uma capacitação com os secretários de agricultura, técnicos e veterinários dos municípios da região e visita a duas agroindústrias da região: Embutidos Franceschi, em Tenente Portela, e na agroindústria Entreposto de Ovos 3 Irmãos, em Humaitá.

Para o presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Both, “a elaboração desse material (CD) pelo grupo de trabalho, foi uma das ações mais importantes realizadas na gestão de 2018. Foi o primeiro passo de um trabalho que terá continuidade. Estamos entregando aos municípios a legislação completa, um material riquíssimo contendo modelo de lei, decreto, instruções normativas que regulam as diferentes atividades desenvolvidas pelas agroindústrias, inclusive modelos de planilhas de check-list completa das vistorias que o fiscal veterinário do município tem que preencher quando visita os empreendimentos. Adequar a legislação é o primeiro passo para que posteriormente as agroindústrias busquem a equivalência ao Susaf para enfim poderem comercializar seus produtos fora da área de abrangência municipal. Foi um grande avanço para a região e muito auxiliará os municípios”, exaltou Both.

O próximo passo de atividades do GT, após a aprovação das leis e decretos pelos legislativos, será visitar as prefeituras para ver a estrutura física existente nos municípios.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados