Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Grávidas de Três Passos receberão repelentes gratuitos

Objetivo é proteger as gestantes das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

24 de abril de 2020
Uso de repelente ajuda a evitar o contágio por doenças que se relacionam ao mosquito Aedes aegypti (Foto: Juca Varella / Agência Brasil)

Como forma de prevenir as gestantes para que não contraiam doenças como zika vírus, dengue e chikungunya, a Administração Municipal de Três Passos estará distribuindo gratuitamente repelentes às grávidas do município. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, no entanto, a zika vírus pode causar a microcefalia em recém-nascidos.

Ao todo, foram adquiridos 253 repelentes tipo spray, ao valor de R$ 2.732,40, com recursos próprios do município. Os frascos serão entregues pelas equipes das unidades de saúde, que tem contato cotidiano com todas as grávidas. Também, as futuras mamães podem solicitar a retirada junto à Secretaria Municipal de Saúde, apresentando a carteirinha de gestante.

O prefeito, José Carlos Amaral, no entanto, alerta que a medida não deve ser a única maneira de evitar a transmissão da doença. “É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, entre outras”, considerou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é importante a gestante passar o repelente só na área exposta e não por baixo da roupa. Também, deve ser usado durante todo o período de gestação e fazer a reposição diariamente.

É importante destacar que, para erradicar o mosquito transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue, e os possíveis criadouros, a Prefeitura Municipal vem adotando inúmeras medidas, mas, faz-se necessário a adoção de uma rotina pela população, eliminando de seus pátios e terrenos, recipientes que possam acumular água parada.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados