Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Governo do Estado divulga tema dos Festejos Farroupilhas

Neste ano, celebração será online, através de vídeos enviados por gaúchos espalhados pelo mundo

27 de agosto de 2020
(Mauro Vila Real / Divulgação/ Comissão de Festejos Farroupilhas 2020)

“Gaúchos sem Fronteiras” foi o tema escolhido para celebrar os Festejos Farroupilhas de 2020 pelo governo do Estado. A ideia é retratar e prestigiar os gaúchos que mantêm acesas as tradições mesmo distantes do Rio Grande do Sul.  Para traduzir essa mensagem, foi escolhida uma imagem criada pelo artista plástico Mauro Vila Real. Nela, é possível ver o cavaleiro acompanhado do seu “cusco” rumo ao “mundo”, representado por silhuetas de monumentos conhecidos, como a Estátua da Liberdade, em Nova York.

Em razão da pandemia, a programação deste ano terá formato online e estimulará os gaúchos espalhados por todos os pagos a enviarem vídeos de suas cidades captados por celular. Os registros serão publicados nas redes sociais da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac).

—  Esta proposta me encanta. Devemos aproveitar este momento de distanciamento social para gerar conteúdos que fomentem a cultura e divulgá-los, fazendo chegar a todas as pontas do Estado, a exemplo das ações do Dia do Patrimônio  —  destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

O vice-presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do RS, Maxsoel Bastos, acrescenta:

—  Muito de nossos gaúchos sem fronteiras, que ganharam espaço nos quatro cantos do mundo, carregam consigo a chama de um espírito aventureiro, herança de nossos antepassados, que a ferro e fogo colonizaram e forjaram as linhas que definem os limites do nosso Rio Grande. Homens e mulheres que, ao deixarem o pago, partiram divididos entre ser filhos de nossas tradições e, ao mesmo tempo, indivíduos que passam a ser cidadãos de um mundo globalizado. São eles os grandes responsáveis por fundarem, além das fronteiras do Rio Grande do Sul e do Brasil, milhares de Centros de Tradição Gaúcha, verdadeiras células culturais, que hoje passaram a ser uma janela de nossos valores mais basilares.

Os Festejos Farroupilhas abarcam todas as ações comemorativas ao Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro.

 

Fonte: Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados