Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Governo analisará pedidos de auxílio financeiro contra estiagem de Crissiumal e outros quatro municípios do RS

Pedidos das cidades de Palmitinho e Taquari foram indeferidos.

11 de dezembro de 2020
Produção de milho é uma das mais atingidas pela estiagem (Foto: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

O Ministério do Desenvolvimento Regional analisa os planos de trabalho enviados por cinco municípios gaúchos que solicitam auxílio financeiro para enfrentar a estiagem. Conforme o órgão, estão sendo avaliadas as solicitações de Crissiumal, Manoel Viana, Porto Lucena, Roque Gonzáles e Três Arroios. Os pedidos das cidades de Palmitinho e Taquari já foram indeferidos.

Desde que a estiagem voltou a ser registrada no Rio Grande do Sul, 106 prefeituras decretaram situação de emergência pela falta de água. Deste total, 50 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 43 já contam com o reconhecimento da União. O município de Três Passos teve seu decreto reconhecido pela União esta semana, no dia 8. O decreto de Humaitá havia sido reconhecido no dia 26 de novembro. Tenente Portela teve o decreto reconhecido em 13 de novembro.

Conforme laudo do escritório da Emater de Três Passos, os prejuízos na agricultura e pecuária do município somavam até a última semana de novembro, pelo menos R$ 15,6 milhões, com quebras financeiras na produção de leite, na cultura do milho grão safra, e no milho silagem.

Na espera por recursos federais, o prefeito de Três Arroios afirma que a situação foi amenizada com a volta da chuva, mas ainda preocupa. Lirio Antonio Zarichta afirma que a cidade segue com proibições de atividades para evitar o desperdício de água e que o pedido de auxílio ao governo federal é para garantir o atendimento a toda comunidade.

Fonte: Rádio Alto Uruguai e GaúchaZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados