Pedidos das cidades de Palmitinho e Taquari foram indeferidos.
O Ministério do Desenvolvimento Regional analisa os planos de trabalho enviados por cinco municípios gaúchos que solicitam auxílio financeiro para enfrentar a estiagem. Conforme o órgão, estão sendo avaliadas as solicitações de Crissiumal, Manoel Viana, Porto Lucena, Roque Gonzáles e Três Arroios. Os pedidos das cidades de Palmitinho e Taquari já foram indeferidos.
Desde que a estiagem voltou a ser registrada no Rio Grande do Sul, 106 prefeituras decretaram situação de emergência pela falta de água. Deste total, 50 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 43 já contam com o reconhecimento da União. O município de Três Passos teve seu decreto reconhecido pela União esta semana, no dia 8. O decreto de Humaitá havia sido reconhecido no dia 26 de novembro. Tenente Portela teve o decreto reconhecido em 13 de novembro.
Conforme laudo do escritório da Emater de Três Passos, os prejuízos na agricultura e pecuária do município somavam até a última semana de novembro, pelo menos R$ 15,6 milhões, com quebras financeiras na produção de leite, na cultura do milho grão safra, e no milho silagem.
Na espera por recursos federais, o prefeito de Três Arroios afirma que a situação foi amenizada com a volta da chuva, mas ainda preocupa. Lirio Antonio Zarichta afirma que a cidade segue com proibições de atividades para evitar o desperdício de água e que o pedido de auxílio ao governo federal é para garantir o atendimento a toda comunidade.