Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Governador percorre propriedades atingidas pela estiagem em Tupanciretã

Acompanhado da secretária da Agricultura, Eduardo Leite conversou com produtores que tiveram perdas em suas safras e buscam alternativas para garantir a produção

11 de fevereiro de 2022
Leite e sua comitiva estiveram em propriedades rurais afetadas pela seca. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

O governador Eduardo Leite visitou propriedades rurais afetadas pela estiagem na tarde desta quinta-feira (10) em Tupanciretã, na região Noroeste. Acompanhado da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, Leite conversou com produtores que tiveram perdas em suas safras e buscam alternativas para garantir a produção.

Tupanciretã – um dos municípios gaúchos com emergência decretada, homologada pelo Estado e reconhecida pela União por conta da estiagem – é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul. Na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 495 mil toneladas do grão. As equipes da Secretaria da Agricultura têm atuado em conjunto com a Defesa Civil e vistoriado as muitas localidades sem água potável, com açudes secos e produções perdidas.

Tupanciretã conta com quatro equipes no suporte às famílias atingidas. Desde janeiro, 140 bebedouros foram construídos e há previsão de entrega de mais 130. Além disso, semanalmente mais de 35 mil litros de água potável são enviados ao interior, trazendo um pouco de alento para mais de 30 famílias que estão sem água.

Nesta semana, o governo anunciou a criação de uma força-tarefa para agilizar a abertura de açudes por meio de convênios com municípios. Além disso, iniciou um estudo para criação de um auxílio emergencial estadual para famílias fortemente prejudicadas pela estiagem. Também aguarda retorno do Ministério da Agricultura sobre uma linha de crédito para auxiliar pequenos produtores.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do Governo do RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados