Deputados federais se juntam aos estaduais em torno do hospital. O projeto deve beneficiar 72 cidades gaúchas.
Foi lançada na tarde da última terça-feira, em Brasília, a Frente Parlamentar em prol da implantação do Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões. A iniciativa partiu do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) e segue o exemplo da Frente Parlamentar que trata desta temática no Legislativo gaúcho, presidida pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT).
O projeto, que envolve lideranças e comunidades de 72 municípios da região, conta com um aporte de R$ 57 milhões depositados na conta da prefeitura, sendo que outros R$ 122 milhões já foram assegurados pelo Ministério da Saúde. No entanto, há dificuldades de implementação por problemas técnicos de média e alta complexidade. Além disso, o valor do investimento inicial destinado ao hospital teve de ser atualizado, com o auxílio do Tribunal de Contas do RS, e novamente aprovado pela Caixa Federal. Ao TCE, caberá autorizar o início das obras.
Jeferson acertou com o representante da Casa Civil, e o deputado federal Márcio Biolchi, uma reunião da Frente Parlamentar Estadual com o novo secretário de Saúde, Francisco Zancan Paz, para dar ciência do projeto do HPR e das principais dificuldades. Para o encontro, estão convidados todos os parlamentares estaduais e federais ligados ao tema.
O HPR de Palmeira das Missões terá atendimento 100% SUS. A instituição contará com 220 leitos, sendo 39 de UTI, 180 de internação e cinco de berçário para cuidados intermediários. Cerca de 500 mil pessoas devem ser atendidas. Serão oito salas cirúrgicas, uma sala cirúrgica obstétrica, sala de recuperação e 15 leitos de apoio.
O local ainda contará com espaços para ensino e pesquisa. Haverá atendimento de ortopedia, neurologia, obstetrícia, oncologia, cardiologia, hemodiálise, urologia, fisioterapia, quimioterapia.