Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Força-tarefa contra a dengue realiza uma série de ações em Três Passos

Trabalho reúne servidores da Secretaria de Saúde de Três Passos, do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde

3 de junho de 2020
Equipes reforçaram ações de campo nos últimos dias, com apoio de servidores do Estado (Fotos: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

Uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, através da Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde e de combate a endemias, que conta o reforço do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), está sendo realizada em Três Passos nos últimos dias.

As ações tiveram início no dia 25 de maio e seguem até o final desta semana. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e zika vírus, e também, transmissor da febre chikungunya. Neste momento, o município está com 443 casos confirmados de dengue e quatro de zika vírus.

Da força-tarefa, constam as seguintes ações:

✅Inicialmente uma reunião foi realizada entre a Secretaria de Saúde, CEVS e 19ª CRS, para diagnóstico da situação e estabelecimento das ações. Além de ações de campo, o grupo também realiza um diagnóstico das razões que motivaram o surto da doença este ano no município, e definir um planejamento de ações para os próximos meses, com intuito de evitar que o mesmo ocorra na próxima temporada de verão.

✅Outra reunião também aconteceu juntamente com o Comitê Municipal de Combate à Dengue, ocasião em que foram estabelecidos alguns encaminhamentos, como a necessidade da revisão da legislação vigente, campanha de sensibilização junto à comunidade, reforço no número de agentes, entre outros pontos.

✅Para os trabalhos, 15 duplas foram formadas para a realização de visitas domiciliares de fiscalização e orientação, com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles, onde estão concentrados o maior número de casos confirmados de dengue e de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, neste ano de 2020.

✅Estão sendo verificados locais de coleta e armazenamento de água, como caixas d’água, cisternas e calhas, e demais pontos de água parada. A orientação é para que os agentes no mesmo momento em que verificarem essas ocorrências, juntamente com os moradores, eliminem qualquer ponto que contenha água parada e que possa ser foco para desova e procriação de larvas do mosquito transmissor da dengue.

✅Os agentes também estão reforçando as orientações educativas para os moradores, sobre os cuidados básicos em seus terrenos e casas.

✅Nos cemitérios também está ocorrendo um trabalho de fiscalização especial.

✅Seguem sendo realizadas as aplicações de fumacê (tanto costal pela Prefeitura quanto de camioneta pela 19ª CRS), também com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles. Ação esta, que será ampliada para os demais bairros ao longo dos próximos meses.

ENTREVISTA ESPECIAL SOBRE ESSE TEMA

Na manhã desta quarta-feira (03), a reportagem da Rádio Alto Uruguai realizou entrevista especial com Elson Rezende da Silva e Glênio Marchi Rosa, agentes de saúde pública do CEVS, João Roberto Dornelles, coordenador de campo da 19ª CRS, e com Rosicler Seghetto, coordenadora das equipes de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município.

Eles comentam a importância das atividades desenvolvidas nos últimos dias em Três Passos e repassam importantes informações à comunidade.

OUÇA A ENTREVISTA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados