Filosofia da Vida – Edição 6 – Padre Rudinei da Rosa – 19/12/18 – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Filosofia da Vida – Edição 6 – Padre Rudinei da Rosa – 19/12/18

Confúcio, pensador chinês disse certa vez: você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quiser

3 de janeiro de 2019

Estamos chegando ao final de mais um ano. E ai, o que você aprendeu neste ano? Estás chegando ao final deste ano melhor do que quando o iniciou? Confúcio, pensador chinês disse certa vez: você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quiser. Na maioria das vezes não se trata de sorte ou destino, trata-se de estratégias, trabalho e esforço diário. Aprenda que não se aprende errando, aprendemos se formos capazes de corrigir nossos erros. Não basta saber que errou, é preciso corrigir o erro. Não basta saber o que é o bem, é preciso fazer o bem. É assim que ajustamos as velas do barco da vida para não naufragarmos ante as tempestades gratuitas ou provocadas na caminhada da vida.

Não espere dia primeiro de janeiro para se dar conta que você tem muito o que fazer na vida; Que junto a tantas promessas e propósitos você não esqueça que cada dia é uma vida. Uma hora, um apalavra ou frase, um minuto de descuido muda tudo para sempre. Não se trata somente de sorte ou destino. Trata-se também de trabalho diário, de decisões pensadas e analisadas estrategicamente. “Deus da alimento a todas as aves, continua Confúcio, mas não joga as sementes no ninho”. Elas precisam voar, procurar e arriscar-se. “Existe um caminho que só você pode trilhar. Este caminho é somente seu. É tua originalidade, individualidade e história. É tua dignidade, teu amor e tua honra. Não o ignore, siga-o. Lembra-te que para ajustar as velas frente aos ventos da vida se você tiver amor isso compensará muitas coisas que te falta. Mas se você não tiver amor, mesmo que tenha muito nunca será o suficiente. (Nietzsche).

No caminho da vida ajuste suas velas sabendo que sempre haverá um amor que você encontrará e receberá, mas não esqueça que existe um amor que só você pode dar. Esta é a tua parte nesta peregrinação. Existe também no caminho da vida uma paz que você encontrará e que também lhe será oferecida. Aproveite e descanse. Mas não esqueça que existe uma paz que só você pode oferecer. Então cuidado no modo como você fala, como você olha e sorri. Existe também no caminho da vida uma verdade que você encontrará seja ela na ciência, na filosofia ou nas religiões. Deixe a verdade vos libertar. Mas não esqueça que você também é verdade em amor, justiça e caridade.

O problema é que muitos querem tudo, mas não oferecem nada. Seja também o amor que você procura, a paz que espera e a verdade que tanto buscas. Nenhum caminho te levará a algum lugar se você não sabe onde quer chegar. Nenhum porto é seguro para um coração que vive de tempestades.

“A única maneira de não cometer erros é não fazer nada. Este, no entanto é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda existência.” (Confúcio). Que para 2019 você não renove apenas suas promessas, mas suas atitudes. “Transportais um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”. (Confúcio). Viva! Pense e estude filosofia!

Um abraço a todos!

*Texto: Padre Rudinei da Rosa

**O programa Filosofia da Vida – Reflexões sobre o Cotidiano, é apresentado na Rádio 92 FM, todas as quartas-feiras, às 9h55min.

***E-mail para contato:  [email protected]

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados