Filosofia da Vida – Edição 4 – Padre Rudinei da Rosa – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Filosofia da Vida – Edição 4 – Padre Rudinei da Rosa

11 de dezembro de 2018

Caminhos e filosofia IV

Pergunta Nietzsche: Por que não possuir, assim como o sol, seja na sua alvorada quanto no seu ocaso uma tão bela visibilidade? Você tem o costume de olhar o pôr do sol? Tens o hábito de contemplar a vida na sua serenidade ao amanhecer? Você cultiva flores? Como está o jardim de sua casa? Com certeza você me dirá que não tem tempo. Que não precisa. Que já acordou atrasado. Que isso não interessa. Pois bem, que não se encanta com os detalhes da vida se torna, diz Nietzsche, um espantalho.

Tenha coragem de semear, regar e cultivar o ato de existir como quem embeleza o mundo. É preferível acordar cedo e cuidar da lavoura da vida do que viver cercado de espantalhos. Muitos pássaros virão colher o que não semearam no teu jardim. E por vezes a morte é o pássaro mais veloz, sorrateiro e perspicaz .Pois bem, trate os pássaros e eles serão teus amigos e não intrusos. Tenha tempo para ser luz, alvorecer e entardecer de paz para você mesmo e para as pessoas que você ama.

E como existe gente cercada de espantalhos. Sempre resmungando as mesmas desculpas. Chorando os mesmos rancores e mágoas. É tempo de aprender do sol. É tempo de ser belo no alvorecer e no entardecer. É tempo de ser semeador. Escolha indicar caminhos, aprenda a ser leve nas dificuldades. Aprenda com elas. Tem muita gente que se tornou um espantalho. Reclama do calor, mas nunca plantou uma árvore. Sempre achou o limão azedo mas nunca quis aprender a fazer a limonada. Não se interessou. Se tornaram espantalhos cansados que amaldiçoam o sol, que esqueceram a bênção da beira do rio, da piscina e do campo de flores.

Diz Nietzsche: em determinados momentos mais vale andar na ponta dos pés do que de quatro ou se arrastando. A vida vai ficando mais difícil quando se aproxima do topo, mesmo assim insista. Passe pela vida como homem, como mulher e não vire espantalho. Não espante os pássaros, não espante a amizade, não assuste o amor. Não tenha olhos de palha, nem abraços inertes. Não tenha sorriso de cravão. Que cada alvorecer de tua vida seja tua oportunidade de se tornar melhor. Que cada entardecer seja da certeza da missão cumprida e do dever realizado. Amanhã sempre será outro dia. E ai? Homem ou espantalho? Leia e estude filosofia. Tenha coragem de pensar e seja feliz! Um abraço a todos!

*Texto: Padre Rudinei da Rosa

**O programa Filosofia da Vida – Reflexões sobre o Cotidiano, é apresentado na Rádio 92 FM, todas as quartas-feiras, às 9h55min.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados