Filosofia da Vida – Edição 2 – Padre Rudinei da Rosa – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Filosofia da Vida – Edição 2 – Padre Rudinei da Rosa

5 de dezembro de 2018

Amanhã, 22 de novembro, é dia nacional de ação de graças. E fico pensando em como costumamos expressar nossa gratidão a vida. Você hoje acordou e abriu os olhos. E se por ventura tivesses acordado hoje e não pudesse mais enxergar… tudo mudaria não? Agora me diga uma coisa: você hoje, já agradeceu pelo simples fato de poder abrir e fechar os olhos e ver por onde caminham os teus pés? hoje você acordou e levantou, caminhou, ouviu, fez seu café e sentou-se. E se por ventura uma dessas características tão comum ao teu cotidiano viesse a faltar tudo mudaria não? Já se deu conta que temos praticamente tudo o que precisamos para iniciarmos nosso dia com alegria e esperança?
Por isso o que te falta realmente? Do que estamos reclamando? O que você realmente anda buscando na tua vida? o que você realmente quer e deseja?

Por isso a filosofia lhe convida a amar a sabedoria que te faz melhor a cada dia sem esquecer quem você realmente é. Torna-te aquilo que és. Faça teu destino. Seja senhor das tuas escolhas. Atreva-se a saber. Atreva-se a ser você mesmo. Pergunte-se mais: quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? Por que existe o mundo e não o nada? não dê ouvidos aqueles que lamentam o calor do sol porque resumiram o valor da vida em ficar sentado à sombra das árvores.

A sombra das árvores não contenta a todos os homens por que os raios do sol também acariciam, e o valor da vida está no desafio e no detalhe de fazer a escalada, de saudar o sol com a melodia da tua ousadia e do teu caminhar. (Nietzsche. Filósofo alemão 1844-1900).

Qual é o teu caminho? A vida é teu caminho. Ande por ela. Trabalhe, mas não esqueça do descanso. Tenha coragem para cultivar o amor e uma liberdade que te permita ser melhor a cada dia. Pois, existe um caminho por onde só tu podes passar. É o teu caminho, a tua vida o teu sonho e teu amor. Não pergunte aonde leva este caminho, apenas siga-o! A que se resume uma vida sem amor, sem sonhos e sem esperança? É a vida daqueles que há muito tempo deixaram de tentar e passaram a culpar os outros. É a vida daqueles que tudo querem ganhar e nada tem a oferecer.

Por isso, cuidado para não chegar ao final do dia e dar-se conta de que você fez tudo o que te mandaram, comprou quase tudo o que te ofereceram, trabalhou todas as horas contadas mas esqueceu de si mesmo. Não esqueça de ser você mesmo enquanto caminhas pela vida. Em um mundo cheio de dizeres e discursos corremos o risco de agirmos e reagirmos automaticamente. E no automático a vida se torna um apanhado de tarefas e nunca um experiência de liberdade.

A vida está no detalhe. A vida é verdade e gratidão no modo como olhamos, sorrimos, cumprimentamos e conversamos com as pessoas. Que nesta semana o detalhe de enxergar, sorrir, falar, trabalhar e descansar torne você criador de seu próprio caminho. E que neste teu caminho criado tenha espaço para a família e os amigos caminharem com você. Lembre-se: a vida é superação, e como dizia Nietzsche: é preferível passar pelo buraco da fechadura do que viver covardemente esperando que todas as portas se abram automaticamente. Pense nisso e boa semana.

*Texto: Padre Rudinei da Rosa (programa veiculado em 21/11/2018)

**O programa Filosofia da Vida – Reflexões sobre o Cotidiano, é apresentado na Rádio 92 FM, todas as quartas-feiras, às 9h55min.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados