Ferramenta reúne vagas para médicos em municípios do RS – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Ferramenta reúne vagas para médicos em municípios do RS

Cremers e Famurs lançam sistema para auxiliar na contratação de profissionais para os postos de saúde das prefeituras

12 de dezembro de 2019
Visual da plataforma digital, no site do Cremers (Foto: Reprodução)

Para tentar preencher as vagas disponíveis nos postos de saúde do Rio Grande do Sul, principalmente aquelas localizadas em pequenas cidades, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Conselho Regional de Medicina gaúcho (Cremers) lançaram uma ferramenta que reúne as oportunidades em aberto em todas as prefeituras do Estado. Chamada de Oportuniza Saúde, a plataforma foi detalhada oficialmente nesta terça-feira (10), na sede da Famurs, em Porto Alegre.

O dispositivo já pode ser acessado pelo site do Cremers e começa com 211 vagas em 113 municípios. De acordo com o vice-presidente da Famurs, Maneco Hassen, em uma consulta rápida com 179 secretários de Saúde, 63% responderam que ainda precisam preencher vagas de médicos na saúde primária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Um primeiro levantamento mostra um número grande de vagas disponíveis, mas temos que saber se essas vagas eram de conhecimento dos médicos. E, se divulgadas, os médicos vão ter interesse em preenche-las ou não”, afirma Hassen.

Conforme o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, caso a divulgação das vagas não repercuta na contratação de médicos, será possível entender o motivo do desinteresse dos profissionais por determinadas cidades.

“Vamos conseguir ver o acesso sobre essas vagas e poder ajudar, tanto o Estado quanto a União, sobre o que deve ser melhorado na infraestrutura daquela região, como hospitais e centros clínicos, para que os médicos tenham segurança para atuar em determinados locais”, avalia Trindade.

Na ferramenta, o médico poderá acessar dados sobre salário, estrutura da rede municipal, além do contato imediato do gestor responsável pela contratação.

“Até então, os profissionais precisavam acessar site por site das prefeituras para saber das vagas em aberto. Assim, vamos facilitar a procura, além de permitir que a contratação tenha o guarda-chuva das entidades”, observa o presidente do Cremers.

O Oportuniza Saúde só pode ser acessado a partir de um login, que é feito mediante o número de registro nos conselhos de medicina. Com isso, apenas médicos com registro poderão navegar pelos dados e se candidatar às vagas. Profissionais de outros Estados também podem acessar a plataforma, desde que tenham registro.

“Queremos divulgar a ferramenta para todas as faculdades de Medicina do país”, destaca o vice-presidente da Famurs.

O que a ferramenta oferece:

– Informações sobre as características dos municípios, as vagas ofertadas e sua rede estrutural de saúde;

– Controle do preenchimento e desistência das vagas nos municípios junto ao sistema;

– Atualização e integração dos sistemas da Famurs e do Cremers;

– Produção de materiais informativos, educativos e de divulgação para os profissionais de saúde municipal.

Fonte: GaúchaZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados