Feira do Conhecimento promove a iniciação científica em escolas de Sede Nova – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Feira do Conhecimento promove a iniciação científica em escolas de Sede Nova

Em sua 6ª edição, Feira Municipal do Conhecimento inovou ao exigir estilo acadêmico em trabalhos dos anos finais do Ensino Fundamental.

15 de julho de 2019
Exposição transcorreu no Ginásio Municipal de Esportes durante a tarde da última sexta-feira. (Fotos: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Na última sexta-feira, dia 12, aconteceu no município de Sede Nova a 6ª edição da Feira Municipal do Conhecimento. O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes e reuniu trabalhos de pesquisa realizados por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das Escolas João Didoné e Professor Raimundo Almeida. A programação iniciou às 14h, com abertura oficial e apresentação da Banda Marcial Municipal Professora Rodicler Schmalz de Jesus. A exposição transcorreu das 14h30min às 19h. Os resultados foram divulgados às 19h30min.

No total foram expostos 10 trabalhos de pesquisa compreendendo diferentes áreas, como agricultura, saúde, meio ambiente e sustentabilidade. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade de Três Passos, foi parceira da feira. Professores da universidade realizaram palestra no último mês de março para orientar os alunos sobre como deveriam proceder na elaboração da pesquisa e também realizaram a avaliação dos projetos na última sexta-feira. Um dos diferenciais neste ano foi que os alunos tiveram que seguir o formato acadêmico, tendo que respeitar as normas da ABNT, utilizar-se de método científico e elaborar pôsteres.

Cada turma se dedicou a um único projeto de pesquisa. As duas turmas vencedoras em cada categoria serão agraciadas com medalhas e certificados de honra ao mérito. A entrega será feita durante sessão solene na Câmara de Vereadores no próximo mês de agosto. Ao tornar a premiação um ato solene, a Secretaria Municipal de Educação busca valorizar o empenho dos alunos e chamar a atenção das autoridades para que invistam cada vez mais em educação.

Pela categoria 2, o trabalho vencedor foi “Energia solar: um futuro sustentável”, elaborado pelo 9º Ano A da Escola Professor Raimundo Almeida. Em segundo lugar, na categoria 2, ficou “Transgênicos: do conhecimento ao consumo”, produzido pelo 9º Ano da Escola João Didoné. Pela categoria 1, em primeiro, ficou o trabalho “Erva-mate: do saber ao sabor”, elaborado pelo 7º Ano A da Escola João Didoné. Em segundo, na categoria 1, o projeto “Horto medicinal: uma alternativa de vida saudável”, do 7º Ano da Escola Professor Raimundo Almeida.

A 6ª Feira Municipal do Conhecimento foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Sede Nova, com apoio da Administração Municipal e apoio da UERGS.

Confira mais imagens da feira na galeria abaixo:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados