Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Família emite nota de esclarecimento contestando morte por Covid-19 em Humaitá

Por meio da nota, a família manifesta “indignação e repúdio” às informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde

19 de novembro de 2020

Após a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) concluir que o óbito de uma paciente de Humaitá na quinta-feira (12) foi por complicações do coronavírus, a família procurou a Rádio Alto Uruguai para divulgar uma nota de esclarecimento. A mulher, de 64 anos, faleceu na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos. Por meio da nota, assinada por um dos familiares, a família manifesta sua “indignação e repúdio” às informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da coordenadoria.

A família contesta, através da nota, o fato de ter sido utilizado como parâmetro o teste inicial, sendo que, outros três testes mais precisos no Hospital de Três Passos revelaram que a paciente não estava com o vírus no corpo e nem teria tido contato. Análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de acordo com a nota, também deu resultado negativo.

A família também contesta o fato de que, para classificação do óbito por Covid-19, a coordenadoria considerou sintomas compatíveis. Conforme a nota da família, a falecida não teve febre e apresentou somente falta de ar, sintoma também relacionado aos casos de pneumonia; foi essa a causa da morte que consta no atestado de óbito.

Por fim, a família destaca à comunidade que jamais colocaria a saúde de amigos e familiares em risco se não tivesse a certeza de que não se tratava de Covid-19, o que foi atestado e garantido por médicos do hospital de Três Passos. Por isso foi realizado o velório e, posteriormente, o enterro com os protocolos de distanciamento, máscara e álcool em gel.

As informações são da nota oficial assinada por William Martin Ledur, membro da família, que encaminhou o documento à emissora. Abaixo confira o documento na íntegra:

Nota de esclarecimento da família.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados