Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ExpoAgro: Francisco Turra defende que o agronegócio é a salvação do Brasil

3 de abril de 2018

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, palestrou na tarde desta sexta-feira no auditório da 3ª ExpoAgro. Turra se utilizou de sua vasta experiência, tendo já sido também prefeito de Marau e deputado estadual e federal, para defender o setor agropecuário.

 

“Eu já visitei 83 países e nunca ouvi alguém pedir sobre o petróleo ou a indústria automotiva brasileira. Todos me perguntavam como estava a produção agropecuária”. Turra utilizou dados estatísticos para confirmar que o Brasil é privilegiado e com vocação para alimentar o mundo.

 

Conforme os dados apresentados, o território cultivável no Brasil é de 851 milhões de hectares, sendo que 66% da área ainda está preservada. “O nosso país pode produzir de tudo. Temos que beijar o chão. Não tem lugar igual no mundo”, disse ele.

 

O palestrante destacou ainda que nos últimos 20 anos o Brasil acordou e cresce consideravelmente no setor. A média de produção no Brasil já é o dobro que a americana e o triplo da média do mundo.

 

Nos últimos anos, segundo ele, foram abertos 160 mercados no setor de aves e 70 no de suínos. A avicultura brasileira corresponde a 15% da produção global, sendo o segundo maior produtor. Somente o Brasil exporta 37% do que o mundo exporta no setor de aves. Na suinocultura, o país é o quarto maior produtor.

 

Nos últimos dez anos, Turra garante que o agronegócio nunca deixou de crescer. “O incremento da economia sai do campo. O 'agro' é a redenção, a salvação do Brasil. E o mundo está precisando do Brasil como grande produtor de alimentos".

 

Antes da palestra, Francisco Turra se encontrou com autoridades e lideranças da Cotricampo e conheceu o trabalho da cooperativa. “A Cotricampo está usando um bem que o Brasil despreza, o trigo. Está fazendo dele uma riqueza. Que coisa bonita isso”, comentou. 

 

*Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados