Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ExpoAgro Cotricampo consolida importância do setor produtivo para o desenvolvimento do RS

3 de abril de 2018

Na abertura oficial da ExpoAgro Cotricampo, na manhã desta sexta-feira (23), em Campo Novo, as autoridades e lideranças que se manifestaram foram unânimes em reconhecer a importância deste evento para o desenvolvimento regional: apresentando as potencialidades do setor agrícola e propondo debates para o futuro do campo.

 

O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, além de agradecer de forma muito especial todos os colaboradores que trabalharam de forma intensa nos últimos meses, fez um reconhecimento a todas as parcerias construídas pela cooperativa, com entidades do setor e o poder público. “Sem o apoio das entidades e sem a confiança do público, não seria possível o avanço e a consolidação da ExpoAgro”, afirmou.

 

Ele também fez questão de enaltecer a qualidade apresentada pelo departamento técnico da Cotricampo, responsável por organizar as parcelas de cultura que são apresentadas nas dinâmicas e dias de campo, fundamentais para a pesquisa e a orientação dos produtores com as diferentes alternativas tecnológicas que hoje são colocadas a disposição pelas empresas.

 

O presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius, que acompanha o projeto da ExpoAgro desde o seu início, reforçou sua opinião de que o evento deu um salto muito importante esse ano, não apenas ampliando seu espaço e atrativos, mas também propondo uma discussão fundamental para o futuro do setor agrícola: a sucessão rural familiar. “Queremos expandir o programa Jovem Aprendiz do Campo, que já teve uma boa experiência inicial, e precisamos do apoio de universidades, escolas, centros de formação. O debate proposta pela ExpoAgro Cotricampo está sendo muito positivo para sensibilizarmos a sociedade a respeito desse desafio”, disse Vergilio.

 

Para o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, além de destacar a qualificação como ponto central para a sucessão rural, o debate deve levar em consideração também as alternativas de renda viáveis para a manutenção dos jovens no campo, com segurança e vontade. “O modelo de evento que a ExpoAgro está apresentando serve de inspiração para outras cooperativas”, destacou.

 

O prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, enalteceu o papel fundamental que a Cotricampo tem para o município e a grandeza que representa para o desenvolvimento de toda a região. Também elogiou a participação de entidades como Emater e Embrapa nesse evento.

 

Em sua manifestação, o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn, garantiu que a entidade continuará ampliando sua inserção na ExpoAgro Cotricampo. “No ano passado combinamos com a direção da cooperativa que estaríamos com um espaço mais qualificado, e cumprimos, deslocando toda a equipe da regional de Ijuí para planejar e trabalhar no espaço institucional, valorizando o potencial da agricultura familiar dos nossos municípios”, disse ele.

 

Representando o governador do Estado, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, falou de seu entusiasmo em mais uma vez participar da ExpoAgro Cotricampo, que já nessas primeiras edições vem demonstrando que se consolida no cenário estadual como uma feira muito importante para a área técnica, mas também como um fórum de debates, difundindo ideias que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.

 

Também se manifestaram na abertura oficial, os deputados estaduais Aloísio Classmann (PTB), representando o presidente da Assembleia Legislativa; a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), o deputado Catarina Paladini (PSB) e o ex-deputado Vilson Covatti.

 

Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados