Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Ex-cacique e vereador de Tenente Portela é condenado a 14 anos de prisão

Pai dele recebeu pena de 13 anos de prisão pelos mesmos crimes

6 de fevereiro de 2020
Imagem: Reprodução

O ex-cacique e ex-vereador da cidade de Tenente Portela, Valdonês Joaquim foi condenado na terça-feira (4) a 14 anos e 2 meses de prisão. Ele foi denunciado por envolvimento em um assalto a duas agências bancárias em Miraguaí, em 2017.

O pai de Valdonês, Valdir Joaquim, também foi condenado. Ambos foram considerados culpados pelos crimes de associação criminosa, seis roubos qualificados e manutenção de reféns, dano qualificado pela utilização de substância inflamável e contra o patrimônio público.

A Valdonês, ainda foi imputado o crime de coação no curso do processo, pelo uso de violência contra autoridade. Valdir Joaquim foi condenado a 13 anos e 23 dias. Os dois são os principais nomes da Reserva Indígena do Guarita.

Valdonês foi preso em novembro de 2017, quando chegava na Câmara de Vereadores. Já o pai se entregou à polícia alguns dias depois. Os dois são apontados como mandantes do roubo. Na época, Valdonês havia sido eleito vereador com o maior número de votos na cidade de Tenente Portela.

Segundo o Ministério Público, além de serem mandantes dos assaltos, eles teriam preparado outros índios para participarem do crime. Também teriam armazenado, durante um mês, armas e munições, além de fornecer local para esconder os carros, armas e dinheiro roubados na ação criminosa, diz o MP.

Na ocasião, duas agências, do Banrisul e do Sicredi foram assaltadas ao mesmo tempo. Moradores foram usados como escudo humano durante a ação e um policial militar foi rendido e amarrado ao capô de um carro, utilizado na ação.

Conforme a polícia, cinco homens encapuzados participaram do crime, sendo que duas pessoas foram feitas reféns e colocadas em um carro. Uma viatura da Brigada Militar chegou a ser incendiada.

Fonte: G1

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados