Estudantes da ETEC são os protagonistas em apoio à greve do magistério estadual em Bom Progresso. CONFIRA UM PANORAMA REGIONAL DA GREVE – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Estudantes da ETEC são os protagonistas em apoio à greve do magistério estadual em Bom Progresso. CONFIRA UM PANORAMA REGIONAL DA GREVE

Seis escolas da região estão com atividades paralisadas totalmente e outras nove de forma parcial. Número de adesões deve aumentar

20 de novembro de 2019
Estudantes da ETEC estão dando total apoio à greve do magistério (Fotos: CPERS/Divulgação)

A semana é de luta para quem se relaciona com a educação pública no Rio Grande do Sul. Em Bom Progresso, o destaque fica por conta do protagonismo de estudantes da ETEC Celeiro. A instituição está com as atividades paralisadas por tempo indeterminado, em adesão à greve do magistério. E na terça-feira (19), os alunos da instituição realizaram uma caminhada em apoio à greve dos professores estaduais, contra a retirada de direitos pelo governo de Eduardo Leite. Os estudantes da ETEC, em forma de manifesto, também escreveram uma carta aberta à comunidade, em apoio aos professores e funcionários.

Os estudantes destacam que decidiram ser os porta-vozes dos professores, a partir de uma mobilização pacífica na escola, com a confecção de cartazes e a disposição de dialogar com outras escolas e lideranças, além da comunidade escolar, expondo os principais pontos do projeto apresentado pelo governo gaúcho, fragilizando cada vez mais a carreira do magistério público.

“Chega de cortes, chega de tirar de quem recebe pouco ou quase nada e mesmo com salários atrasados sempre cumprem com suas obrigações”, diz um dos trechos da carta aberta.

Na noite de segunda-feira (18), os estudantes entregaram a carta aberta aos vereadores, durante sessão legislativa, pedindo apoio dos parlamentares para que conversem com os deputados estaduais e peçam que se posicionem contrários ao projeto apresentado pelo governo gaúcho.

Caminhada em apoio ao magistério acontece em Barra do Guarita

Na manhã desta quarta-feira (20), uma das principais atividades em apoio à greve do magistério na região Celeiro acontece em Barra do Guarita, onde professores, funcionários e estudantes realizam uma caminhada, portando cartazes em defesa da educação pública e contra a retirada de direitos proposta pelo governo de Eduardo Leite.

Panorama regional: sete escolas já aderiram totalmente à greve

A direção do 27º Núcleo do CPERS/Sindicato confirma nesta quarta-feira (20) que sete escolas estaduais que integram a região, aderiram totalmente à greve convocada pela categoria: Escola Tiradentes (Tiradentes do Sul), Escola Santo Augusto (Santo Augusto), Escola Cleia Salete Dalberto (Tenente Portela) e Escola Almirante Tamandaré (Tiradentes do Sul) e ETEC Celeiro (Bom Progresso), Escola José de Anchieta (Três Passos), Escola São Martinho (São Martinho).

Pelo menos outras nove escolas estavam com adesão parcial de alguns professores e funcionários:
Escola Assis Brasil (Tiradentes do Sul), Instituto Erico Verissimo (Três Passos), Escola João Leopoldo Vogt (Barra do Guarita), Escola Padre Gonzáles (Três Passos), Escola Águia de Haia (Três Passos), Escola Olavo Bilac (Esperança do Sul), Escola Cecília Meireles (Tiradentes do Sul), Escola General Osório (Tenente Portela) e Escola Fernão Dias Paes (Tenente Portela).

De acordo com Lisandro dos Santos, presidente do 27º Núcleo do CPERS, professores e alunos de diversas escolas ainda realizam reuniões com pais, alunos e lideranças nas comunidades, pedindo apoio e compreensão e podem vir a aderir à greve entre hoje e amanhã.

 

CRONOGRAMA DA GREVE NA REGIÃO

20 e 21 de novembro (quarta e quinta-feira)
Mobilização nas escolas
Obs: O comando se reúne no CPERS na primeira hora e organiza o roteiro do dia para visita às escolas que ainda não aderiram à greve.

22 de novembro (sexta-feira)
ATO PÚBLICO na Praça Reneu Mertz, em Três Passos.
9h – Concentração
9h30min – Ato Público
10h – Caminhada contra o pacote do governo Eduardo Leite
11h – Encerramento, na Praça da Bandeira

26 de novembro (terça-feira)
ASSEMBLEIA GERAL em Porto Alegre, na Praça da Matriz, às 13h30min
Obs: Inscrições para transporte até 17h desta sexta-feira (22/11). Whatsapp 9-9728-5253 ou 9-9927-9458.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados