Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Estiagem: Crissiumal, Esperança do Sul e Vista Gaúcha também decretam situação de emergência

No início da semana, Santo Augusto e Tenente Portela igualmente já haviam assinado decretos neste sentido

24 de dezembro de 2021
Lavoura em Esperança do Sul apresenta os estragos da falta de chuvas no último mês (Foto: Prefeitura de Esperança do Sul)

Com o agravamento da estiagem durante esta semana, mais três municípios da região Celeiro anunciaram a decretação de situação de emergência, entre quarta e quinta-feira: Crissiumal, Esperança do Sul e Vista Gaúcha. Antes disso, Santo Augusto e Tenente Portela também já haviam emitido decretos neste sentido.

As enormes perdas na cultura do milho já começam a ser contabilizadas em conjunto com reflexos que atingem a soja. A atividade do leite também está sendo impactada fortemente. A falta de água para o consumo de animais e também para o consumo humano, é outro drama já verificado em praticamente todos os municípios da região, com as prefeituras tendo de se redobrar no trabalho de distribuição de água pelas comunidades rurais.

Crissiumal
Pouco mais de um ano do último decreto de emergência, Crissiumal voltou a Decretar emergência em virtude da estiagem nessa quarta-feira (21).

Estima-se que o município já acumule perdas agrícolas na casa dos 40 milhões de reais, além de enfrentar problemas de abastecimento de água para animais e até mesmo para o consumo humano em algumas localidades do interior.

Estimativas da Emater e da Secretaria de Agricultura indicam que 60% da safra de milho em grão foi perdida, assim como 50% do milho silagem, 20% do fumo e 20% da soja e 20% da produção de leite, números que podem aumentar drasticamente se não houver uma chuva generalizada nos próximos dias, conforme indicam as previsões.

A Decretação de Emergência aconteceu depois de reunião da COMDEC (Defesa Civil) local.

Agora o Município aguarda homologação e reconhecimento do Estado e da União da situação.

Esperança do Sul
Os baixos índices pluviométricos que se agravaram ainda mais nas últimas semanas, fizeram com que o município de Esperança do Sul decretasse situação de emergência, através do decreto 259/2021, assinado pelo prefeito Moisés Ledur, na manhã de quinta-feira (23).

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater realizaram levantamento e registraram perdas consideráveis em sua grande maioria na produção de milho e leite. Além disso, o município enfrenta dificuldades no abastecimento de água potável e água para os animais.

Atualmente a Secretaria Municipal de Obras está utilizando um caminhão de transporte de água para consumo humano, pois a escassez de chuvas fez com que houvesse interrupções no abastecimento em diversas redes. Outro caminhão transporta água para os animais, pois o baixo nível dos rios e mananciais ocasionou déficit hídrico e em muitas localidades os animais não tem água para beber.

Conforme laudo técnico da Emater, a estiagem também atingiu diretamente pastagens de verão, principalmente o milho para silagem de alimentação do gado, onde já foram registradas perdas significativas.

O decreto de situação de emergência entrou em vigor na data de sua publicação. A documentação será encaminhada para a Defesa Civil do Estado, para homologação.

Vista Gaúcha
Em decorrência da falta de chuva nos últimos meses, que ocasiona falta de água nas propriedades e interfere diretamente nas perdas de produtividade nas culturas de milho e soja e na produção de gado de leite, entre outras atividades, a Administração Municipal de Vista Gaúcha, juntamente com a Defesa Civil do Município, decretou situação anormal provocada por desastre (estiagem) em toda a área rural do município.

Segundo avaliação da Defesa Civil, esta situação afeta com maior intensidade toda a área rural do município, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de avaliação de danos e pelo croqui da área afetada.

Inicialmente, este decreto tem a validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados