Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Estado confirma variante Delta da Covid-19 em Panambi

Panambi é o primeiro município da região Noroeste que aparece com casos confirmados da variante Delta

20 de agosto de 2021
Vista aérea de Panambi (Foto: Divulgação)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, confirmou ontem, 14 novos casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul, repassando detalhes ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A confirmação é realizada por meio de sequenciamento genético completo, que define, de forma 100% precisa, as variantes das amostras. Com isto, são 66 casos confirmados da cepa de origem indiana no Estado, e 95 prováveis delta aguardando confirmação, totalizando 161 amostras.

Panambi é o primeiro município da região Noroeste que aparece com casos confirmados da variante Delta, ao lado dos municípios de Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Guaíba, Novo Hamburgo e Viamão.

Sobre Panambi, foram identificados três exames de RT-PCR, selecionados de forma aleatória, para o devido seqüenciamento genético do Laboratório Fiocruz, sendo que estes tiveram resultado positivo para a variante Delta.

Os pacientes já encontram-se recuperados e serão rastreados na tentativa de identificar a origem da contaminação com a variante Delta, porém, pedimos à comunidade que mantenham os cuidados, ou seja, utilizando a máscara adequadamente, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.

De qualquer forma, o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, reitera que a delta está em circulação no Estado de forma autóctone (transmissão comunitária, sem que possa definir a origem da infecção) há quase um mês: o Cevs declarou este tipo de transmissão da variante em 24 de julho, “então ela já pode estar em qualquer município. As medidas de proteção, como uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e diminuir as exposições continuam vigentes”.

Entre os casos sequenciados nesta última leva pela Fiocruz, o laboratório ainda identificou uma amostra da variante Alpha (B.1.1.7), que teve o primeiro registro no Reino Unido. O paciente com esta cepa é residente de Caxias do Sul. A amostra foi coletada ainda em maio, e referia-se a um dos dois casos que já estavam registrados no painel da Vigilância Genômica da Secretaria da Saúde (SES).

Das amostras sequenciadas pelo Cevs com resultados positivos para alguma variante de preocupação nesta última semana, 18% eram delta e 82% eram gamma (P.1). A gamma (P.1) surgiu no Amazonas e é predominante no Estado desde o início de março. No início do mês de agosto essa porcentagem estava variando entre 10 e 15%.

Entre os municípios com casos prováveis de delta está Santo Ângelo, na região das Missões.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Prefeitura de Panambi

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados