Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Esperança do Sul: Inaugurada a Granja Esperança, um dos maiores investimentos no município

Investimento privado terá integração com a JBS. Foram dois anos de intensos trabalhos até a conclusão do complexo

27 de fevereiro de 2022
Área fica no distrito de Lara, no interior de Esperança do Sul (Fotos: Rádio Alto Uruguai)

Depois de quase dois anos de trabalho, envolvendo maquinários da Secretaria Municipal de Agricultura e Obras, foi inaugurada neste sábado (26), a granja multiplicadora de genética suína, na localidade de Lara, no interior de Esperança do Sul, com previsão de alojamento das primeiras matrizes para dia 7 de março.

No mês de março do ano 2017, o Grupo Bonafé estava à procura de um lugar ideal para a instalação de uma Granja Multiplicadora de Genética Suína na região. Procuraram em vários municípios a fim de localizar uma área que atendesse aos seus requisitos. Depois de muita troca de diálogo com as municipalidades da região, em março de 2020 chegaram à localidade de Lara, guiados pelo secretário de Agricultura de Esperança do Sul, Augusto Kunrath, onde se depararam com uma área de grande altitude, facilitando na comunicação, e que tinha frentes para a reserva do Turvo, área fechada de matas virgens, o que é considerado essencial devido a bio-degradação e com espaço específico de biossegurança para a sanidade na produção de animais de uma multiplicadora genética.

Com o terreno escolhido, os empresários se empenharam na aquisição da licença de instalação junto à Fepam-RS. Ao mesmo tempo, o Município de Esperança do Sul arregaçou as mangas e deu início a um auxílio contínuo, buscando aperfeiçoar o local para dar sustentação a esse sonho milionário tão sonhado por muitos municípios. A partir de então, as secretarias municipais de Agricultura e Obras passaram a realizar escavações e aterros grandiosos para dar início às edificações. Foi preciso, literalmente, começar do zero desde o acesso ao local. Todas as estradas foram alargadas, para uma largura padrão de 8 metros, desde o perímetro urbano da cidade (em torno de 10 km), como também diversos bueiros precisaram ser alargados, pois será intenso o trânsito de caminhões neste trecho, para manter a granja em operação.

As secretarias ainda realizaram escavações para as fossas e para as cinco casas de moradias que serão destinadas aos funcionários fixos do empreendimento. Em seguida a isso, o local precisou receber luz elétrica trifásica e melhoramento da rede desde o perímetro urbano, conquista alcançada depois de muito esforço pela administração municipal, empresários da granja e auxílio da RGE, concessionária de energia elétrica.

Outra dificuldade que o local evidenciava era a água. Foi perfurado um poço na sede do distrito de Lara, com recurso estadual, e outro em Linha Gorete, com recursos próprios do município, obtendo êxito e garantindo água para a granja, que necessitará de cerca de 220 mil litros de água diariamente, montante esse que também contará com auxílio de captação de água da chuva.

A Construtora Bonafé, dos sócios-proprietários, João Bonafé e Roni Tiesen, também trabalharam incansavelmente desde a chegada dos primeiros materiais. Diariamente, cerca de 30 operários trabalharam na construção dos chiqueiros, casas de moradias, cercamento, instalações diversas, plantios de grama e capinação, contando também com auxílio das empresas que fizeram a montagem dos equipamentos para o manejo dos animais dentro da granja, ritmo que esteve ainda mais acelerado nos últimos meses em função da corrida contra o tempo para que a granja entrasse em operação em um menor espaço de tempo possível.

O prefeito, Moisés Ledur, salientou que é um orgulho para o povo de Esperança do Sul, primeiro pela contemplação e em segundo pela concretização deste sonho. Segundo ele, de agora em diante o município passará a colher os frutos pelo árduo trabalho realizado até então. “A Granja vai gerar crescimento econômico tanto para o município como também para a região, através de retorno de ICMS, beneficiando diretamente toda a nossa população com o fortalecimento de emprego e renda”, reforça Moisés.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados