Esperança do Sul: 13º Encontro Costeiro acontece neste final de semana em Barra Bonita – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Esperança do Sul: 13º Encontro Costeiro acontece neste final de semana em Barra Bonita

Evento é promovido pelo Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã

29 de novembro de 2019
Músicas remetem à temática ambiental e preservação dos rios (Foto: Arquivo)

O final de semana estará sendo marcado na região por muita música nativista e trabalhos poéticos que remetem à preservação do rio e da natureza. Iniciou ontem, quinta-feira (28), e segue até domingo (1º), o 13º Encontro Costeiro, promovido pelo Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã, na localidade de Barra Bonita, no interior de Esperança do Sul, às margens do rio Uruguai, um dos símbolos do festival, cantado em verso e prosa.

O encontro costeiro reúne apaixonados pela cultura nativista do Rio Grande do Sul, mas têm a identidade própria de ser um festival que se relaciona diretamente com o culto ao meio ambiente, com uma proximidade muito grande com o rio, as águas, as matas, a terra.

Grupos costeiros ou de arte e cultura, oriundos de diversas partes do Rio Grande do Sul, como Redentora, Ijuí, Santa Rosa, Lajeado, Porto Alegre, além de Foz do Iguaçu (PR), participam do festival anualmente.

Na quinta-feira inicia a recepção aos convidados, com muita música, reencontros entre parceiros.

Na sexta-feira, além da continuidade à recepção de participantes durante todo o dia, e tertúlia livre, também inicia o festival, com o concurso de músicas com tema livre (músicas inéditas), na parte da noite.

O sábado reserva tertúlia livre desde o início da manhã. À tarde acontecem os concursos de causos e de poesias. E à noite acontece o concurso de músicas com tema proposto (sendo que o tema é anunciado na véspera e as letras e melodias são compostas durante o festival).

Os vencedores do concurso recebem como premiação um troféu, retratando o dourado, uma das espécies de peixes mais reverenciadas no rio Uruguai.

No domingo acontece o café de encerramento e as delegações retornam para suas cidades antes do meio-dia.

PROGRAMAÇÃO

28/11 (quinta-feira) – Recepção e tertúlia livre
29/11 (sexta-feira) – Recepção e tertúlia livre (ao longo do dia)
21:30 – Festival – tema livre
30/11 (sábado) – Tertúlia livre
17:00 – Concursos de Causos e de Poesias
21:30 – Festival – tema proposto para o 13º Encontro Costeiro.
01/12 (domingo) – Café de encerramento

Programa Paisagens Costeiras

O Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã mantém, desde 2013, um programa semanal na Rádio Alto Uruguai 92,5 FM. Trata-se do programa Paisagens Costeiras, apresentado por Cabo Alves, todos os domingos, das 9h30min às 13 horas, valorizando a música e poesia costeira, e também divulgando a cultura gaúcha, através de músicas nativistas de diferentes vertentes.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados