Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ESPECIAL: Victória da Gaita desfilará como destaque no carnaval de Porto Alegre neste fim de semana

Menina, de 11 anos, natural de Bom Progresso, é um raro talento na música gaúcha, brilhando nos palco com as gaitas ponto e pianada

7 de maio de 2022
Victória da Gaita, um talento precoce que cada vez vai se notabilizando mais pelo RS (Fotos: Maiara Räder / Rádio Alto Uruguai)

Um talento raro para a música vai sendo aprimorado e cada vez ganha mais espaço no meio artístico do Rio Grande do Sul. Estamos falando de Victória Tayná da Silveira Wink, ou como é realmente conhecida, a Victória da Gaita. Uma gauchinha de apenas 11 anos de idade, natural de Bom Progresso, e que cada vez mais se destaca por sua desenvoltura com as gaitas oito baixo e pianada.

Há cerca de dois anos, Victória iniciou seu gosto pela prática da gaita, com uma pianada de cor verde. Ao mesmo tempo, a proximidade com o cantor gaúcho Tibúrcio da Estância, de Santo Augusto, fez com que a pequena também quisesse aprender a tocar a gaita oito baixos (ou gaita ponto), um desafio ainda maior, pela diferença que existe entre os dois tipos de instrumento, dos mais tradicionais na cultura gaúcha. E foi Tibúrcio que incentivou Victória a tentar, primeiramente emprestando a gaita oito baixos avermelhada e, depois, vendendo para a família.

Durante o período de pandemia de Covid-19, Victória buscou aprimorar cada vez mais suas técnicas, através da orientação do professor Marcio Paz, de São Martinho (na gaita pianada), e com aulas online, através do professor Guilherme Garcia (na gaita ponto).

Aluna da Escola Municipal Oniro Solano Bones, onde cursa em 2022 o 6º ano, Victória é a atração principal, ainda mais quando se aproxima a Semana Farroupilha.

Destaque em desfile do Carnaval de Porto Alegre
Nos últimos meses, os convites para que Victória participe de eventos vai crescendo cada vez mais. E são convites de várias regiões do RS.

Neste final de semana, por exemplo, a Victória da Gaita vai estrear em uma passarela do samba. Ela desfilará no Carnaval de Porto Alegre, como destaque em uma das alas da escola Imperatriz Dona Leopoldina, do bairro Rubem Berta, ao lado da patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021 no RS, Liliana Cardoso, que é declamadora, mestre de cermônias e gestora de eventos, além de integrante histórica da escola de samba. O desfile inicia na noite deste sábado (07), e se estenderá pela madrugada de domingo (08).

O enredo da Imperatriz Dona Leopoldina este ano é: “Me Respeita”, homenageando todas as mulheres e o empoderamento feminino.

A escola em que Victória desfilará é a penúltima a entrar no Porto Seco (onde acontece o carnaval na capital gaúcha), por volta de 5h10min. Antes disso, o dia será corrido, com toda a preparação, além do aquecimento da escola, durante a madrugada, em preparação para o grande momento do desfile.

Para participar do desfile pela Imperatriz Dona Leopoldina, a família de Victória teve de confeccionar um novo vestido de prenda para ela, nas cores da escola: laranja e branco. Aliás, os vestidos de Victória são sempre feitos sob medida e sob encomenda, com o trabalho qualificado da Confecções Esperança, de Esperança do Sul, através da Catia e sua equipe.

Durante o desfile, Victória estará com sua mãe, justamente no Dia das Mães. Bianca da Silveira Wink, a mãe, e Vulmar Wink, o pai, são os grandes incentivadores de Victória da Gaita, estimulando a menina e dando todo o apoio possível.

Nos últimos meses, percorrem centenas de quilômetros pelo Rio Grande do Sul, para possibilitar que Victória esteja participando dos eventos aos quais é convidada. Foi assim no CTG Guardiões do Rio Grande, em Porto Alegre, no bairro Restinga, onde ela se apresentou durante a Tertúlia Beneficente, no mês de abril.

Neste mês de maio, a agenda de Victória tem, além do Carnaval, participação na Rádio Marca Baguala, no dia 21; apresentação na 26ª Mateada de Redentora, no dia 22; e participação no 35º Carijo da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões, no dia 28.

Incentivo e trabalho autoral
Um dos incentivadores de Victória e que a acompanha em diversas apresentações, é o músico Pirulito da Gaita, que entre tantos trabalhos que possui em sua carreira, acompanhou por muitos anos as apresentações de Gildo de Freitas, um dos maiores nomes da música gaúcha. Ele confere experiência para Victória e lhe proporciona ainda mais tranquilidade para subir aos palcos.

Entre as inspirações que Victória diz ter, na música gaúcha, ela destaca Marinês Siqueira, Berenice Azambuja (in memoriam) e Edio Bilhalva, músico que também é natural de Bom Progresso.

Nestes primeiros anos de música, além de interpretar composições já consagradas do cancioneiro gaúcho, Victória compôs: a Veneirinha da Victória; também é autora da melodia da música Dança do Tiadolino, que tem letra de Edio Bilhalva. Nas próximas semanas ela deve gravar a música Estampa Riograndense, também de sua autoria.

Com toda essa desenvoltura e com a paixão que tem pela música regionalista, Victória da Gaita tem tudo para continuar brilhando e ocupando seu espaço.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da Victória, acesse o seu perfil no Facebook, clicando aqui.

Para contar com a participação da Victória em seu evento, entre em contato com a família da nossa gaiteira, pelo contato de telefone e whats: (55) 99940-2759.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados