Especial: Presidente da Cotricampo dá detalhes sobre a ExpoAgro e ressalta valorização da agricultura familiar nesta edição – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Especial: Presidente da Cotricampo dá detalhes sobre a ExpoAgro e ressalta valorização da agricultura familiar nesta edição

Nesta entrevista exclusiva, Gelson Bridi comentou sobre a programação e também as possibilidades de transporte até a feira para os produtores da região

9 de fevereiro de 2019
Gelson Bridi, diretor-presidente da Cotricampo (Foto: Arquivo)

Restando menos de duas semanas para a quarta edição da ExpoAgro Cotricampo, o Sistema Alto Uruguai de Comunicação reproduz uma entrevista especial com o presidente da cooperativa, Gelson Bridi, comentando da expectativa sobre o evento, destaques desta edição e a consolidação de um evento que tem foco na principal base econômica da região Noroeste: a agricultura.

Fortalecimento do foco na agricultura familiar

Os visitantes que passarem pelo Campo Experimental da Cotricampo, de 21 a 23 de fevereiro, às margens da ERS 518, terão a oportunidade de conferir um novo espaço para a agricultura familiar, em um pavilhão de alvenaria especialmente dedicado para este setor e que também comportará o restaurante da feira, com ambiente climatizado.

Serão 28 agroindústrias expondo, a partir de um trabalho coordenado por Fetag-RS e Fetraf-RS, federações que representam a agricultura familiar e que estão inseridas na região a partir dos sindicatos de trabalhadores rurais.

Transporte para o público da região

Para garantir a presença do máximo de pequenos e médios produtores rurais na ExpoAgro, a Cotricampo estará disponibilizando transporte, através de ônibus que percorrerão praticamente todas as cidades da região. Os agendamentos devem ser feitos diretamente nas unidades da cooperativa, ou com as entidades parceiras, como Emater, sindicatos e cooperativas de crédito, como Sicredi.

Na edição deste ano, segundo Bridi, mais uma vez a feira terá uma expansão no número de expositores. Mais de 200 empresas, entidades ou instituições, terão espaços para demonstrar seu trabalho e acolher o público. A comercialização de espaços foi um grande sucesso e a Cotricampo já estuda formas de ampliar a área para expositores, em 2020.

Jovens do Campo terá ampliação em 2019

Entre as atividades que estão na programação da 4ª ExpoAgro, Gelson Bridi ressaltou alguns eventos como de grande importância para o público. Um deles é o painel Jovens do Campo, no dia 21, a partir das 14 horas. O espaço será ocupado por instituições de ensino como Uergs, UFSM e Cooperconcórdia, debatendo os objetivos e resultados deste programa, que foi lançado pela cooperativa em Crissiumal e que terá uma nova turma em Três Passos, neste ano de 2019.

Parceria com Embrapa Trigo e Emater serão evidenciadas

No dia 22, às 14 horas, o painel com a Embrapa Trigo estará apresentando os resultados das parcelas de trigo que são trabalhadas em parceria que a instituição de pesquisa mantém com a Cotricampo, junto ao campo experimental.

No mesmo dia, às 15 horas, Cotricampo e Emater estarão realizando uma apresentação do trabalho de agroindústrias familiares da área de abrangência da regional de Ijuí da Emater, que engloba a região Celeiro. A ideia é apresentar as agroindústrias que fornecem alimentos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, uma proposta criada pelo governo federal há alguns anos e que compra da agricultura familiar produtos para abastecer diversos espaços públicos, como escolas, hospitais, quartéis, presídios, entre outros. Com essa demonstração, busca-se incentivar produtores a se organizarem, podendo ampliar a renda de suas atividades.

Último dia reserva muitas atrações para o público

No sábado, último dia da ExpoAgro, às 14 horas, acontecerá painel com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, trazendo uma perspectiva acerca do agronegócio para este ano de 2019.

Também está prevista uma missa de ação de graças pelas colheitas, às 17 horas, e no encerramento, o sorteio da campanha “Trajeto da Sorte”, em que todos os associados à Cotricampo que cumprirem a visitação dos espaços da ExpoAgro, através do caminho da sorte montado pela feira, estarão concorrendo a um veículo zero quilômetro.

Atividades permanentes

Ao longo dos três dias da feira, como destaca Bridi, estarão sendo realizadas rodadas de negócios, assim como os dias de campo de soja e milho, com a equipe técnica da cooperativa e empresas parceiras. Dinâmicas de máquinas, veículos e implementos agrícolas também estarão acontecendo ao longo de todo o evento.

Restam agora os últimos detalhes de organização do espaço que receberá a ExpoAgro. Um evento que pretende receber grande público, consolidando-se como uma das mais importantes feiras do agronegócio no Brasil.

Comitiva esteve em Porto Alegre esta semana

Nesta semana, uma comitiva formada pelo diretor-presidente, Gelson Bridi, pelo diretor-secretário, Ricardo Chassot, pelo coordenador de comunicação, Vadacir Guedes e pelo prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, esteve em Porto Alegre entregando convites para o evento a diversas autoridades e lideranças de órgãos públicos e empresas privadas.

Um dos convites foi entregue ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini (foto abaixo). Além da comitiva, estiveram presentes neste momento, os deputados Ernani Polo e Zilá Breitenbach.

OUÇA A ENTREVISTA ESPECIAL COM GELSON BRIDI, EXCLUSIVA PARA O SISTEMA ALTO URUGUAI DE COMUNICAÇÃO:

 

Convite sendo entregue ao governador, Eduardo Leite

 

FOTOS DO CAMPO EXPERIMENTAL DA COTRICAMPO:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados