Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Esforço de bombeiros e comunidade para conter incêndio de grandes proporções em Boa Vista do Buricá

Fogo iniciou em área de mata e se alastrou por lavouras, colocando sob risco algumas residências na localidade de Linha Almeida

12 de janeiro de 2022
Fumaça originada do incêndio pode ser visualizada em boa parte da região Noroeste (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Um incêndio de grandes proporções está tendo de ser combatido desde às 15 horas desta quarta-feira (12), na localidade de Linha Almeida, proximidades da divisa com a comunidade de Vista Alta, no interior de Boa Vista do Buricá. Um incêndio que chamou a atenção boa parte da região Noroeste, já que a fumaça originada no local foi visualizada no horizonte, em muitas comunidades próximas.

Segundo informações repassadas à reportagem da Rádio Alto Uruguai pelo Sargento Pacheco, do Corpo de Bombeiros de Três de Maio, a corporação estava envolvida em um outro foco de incêndio, na comunidade de Alpargatas, também no interior de Boa Vista do Buricá, quando foi acionada, por volta de 15 horas. Em um primeiro momento, foi deslocado um caminhão-pipa da prefeitura local.

Após controlar o primeiro incêndio que estava sendo atendido, os bombeiros se depararam com um sinistro de maiores proporções, atingindo áreas de lavoura e mata, e que apresentava um maior grau de dificuldade para ser contido, em Linha Almeida, pela dificuldade de acesso.

A estratégia escolhida, de acordo com o Sargento Pacheco, foi proteger prioritariamente as residências próximas à área que queimava.

Muitas prefeituras próximas se mobilizaram e encaminharam caminhões-pipa e outros maquinários para ajudar na contenção do fogo: Nova Candelária, Independência e Horizontina, por exemplo.

Por volta de 19h, os bombeiros já davam garantias de que as residências que estavam sob risco, não corriam mais perigo de serem atingidas com os focos do incêndio controlados nas proximidades. Entretanto, ainda está sendo combatido o incêndio em uma grande área de mata. “A incidência já é bem menor do que horas atrás, mas seguimos combatendo as chamas, com o apoio de muitos populares que de forma voluntária colaboram”, afirma o sargento.

Os bombeiros ainda não sabem precisar o que motivou o início do fogo na área de mata e também não conseguiram estimar qual a área exata, em metros quadrados, que foi atingida até o momento pelo incêndio.

A expectativa do Sargento Pacheco é de que o incêndio seja totalmente controlado ainda na noite desta quarta-feira, com os esforços de todos os envolvidos.

Nas últimas semanas, diariamente o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul está tendo de atender chamados em razão de incêndios em áreas de mata, vegetação ou lavouras, situação agravada pela estiagem que assola o Estado.

Devido a esse fato, a comunidade precisa redobrar os cuidados e a atenção, para que focos de incêndio não sejam criados, e para que, a qualquer visualização de fogo em locais de vegetação, os bombeiros e as prefeituras sejam comunicadas, para que o trabalho de contenção possa ser realizado com a maior brevidade possível, evitando, muitas vezes, que o fogo se propague e tome proporções ainda maiores.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados