Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Escolas de São Martinho paralisam as aulas em defesa do IPE Saúde

3 de abril de 2018

Todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino paralisaram hoje as suas atividades em São Martinho. Os professores aderiram à mobilização convocada pelo CPERS em defesa do IPE Saúde. Amanhã as aulas voltam ao normal. 

 

Dois ônibus partiram da região do 35º Núcleo do CPERS, do qual São Martinho faz parte, rumo a Porto Alegre, a fim de pressionar os deputados estaduais. Os manifestantes estão concentrados na Praça da Matriz. 

 

Os parlamentares podem votar hoje na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar Nº 212, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde e o Fundo de Assistência à Saúde.

 

O projeto afeta diretamente servidores municipais e estaduais, pois prevê a implementação da cooparticipação dos usuários em até 40% do valor de consultas, exames complementares, serviços ou procedimentos cirúrgicos.

 

O diretor do Núcleo do Cpers em Três de Maio, Marino Simon, argumenta que a categoria está há quatro anos praticamente sem reajuste e não pode arcar com mais esse ônus. Ele exemplificou que, no caso de uma cirurgia que custe R$ 10 mil, o servidor pode ter que arcar com até R$ 4 mil das despesas.

 

Simon reconhece as dificuldades no serviço e disse que precisam ser discutidos alguns aspectos. No entanto, segundo ele, da forma como a proposta se apresenta, os servidores que menos ganham serão os mais prejudicados.

 

O 27º Núcleo do CPERS, sediado em Três Passos, também mobilizou um ônibus para protestar hoje em frente à Assembleia Legislativa. Segundo o diretor José Lisandro dos Santos, pelo menos uma escola está hoje de portas fechadas. Trata-se do ETEC, de Bom Progresso, que optou por suspender as aulas em apoio ao protesto.

 

*Rádio Alto Uruguai

*Foto: Arquivo/Divulgação

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados