Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Escola de Ensino Médio para Surdos luta para manter atendimento em Santa Rosa

3 de abril de 2018

No Dia Nacional do Surdo – 26 de setembro – a Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), trabalha na busca de estabilidade financeira para dar continuidade aos serviços prestados nas áreas de educação e assistência social.

 

A instituição, sediada em Santa Rosa, é a única da região Noroeste que oferece atendimento da Educação Infantil ao Ensino Médio para surdos, atendendo a 60 alunos, com um custo mensal fixo de R$ 70 mil.

 

Desde o final do ano passado a escola luta para renovar, com reajuste, convênios com 12 municípios da região. Até o momento, três deles ainda avaliam a renovação do convênio e estão em negociação com a mantenedora.

 

“A renovação implica reajuste baseado no custo real que cada aluno gera para a instituição, valor que está muito abaixo do praticado no mercado”, revela Patrícia Pires, diretora administrativa da Apada. Segundo ela, o custo poderia ser ainda maior se não houvesse a isenção de imposto através de filantropia, o que gera recursos de R$ 140 mil ao ano.

 

Além dos valores pagos pelos municípios, a entidade recebe valores para atendimento na área de assistência social, que está em atraso por parte do governo federal. Para o equilíbrio financeiro, a entidade desenvolve projetos para captação de recursos e a organização de eventos para arrecadar verbas junto à comunidade.

 

Amanhã, dia 27, a escola completa 31 anos, sendo referência não apenas na formação, mas na preparação dos surdos para o mercado de trabalho. Mais de 250 alunos já foram formados pela instituição. 

 

*Fonte: Jornal Correio do Povo

*Foto: Divulgação

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados