Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Ernani Polo assume a presidência da Assembleia Legislativa nesta segunda

Novo presidente projeta uma gestão que contribua com o debate em torno do crescimento econômico do Estado. Solenidade inicia às 9h30min e terá transmissão ao vivo pela 106,1 FM.

2 de fevereiro de 2020
Natural de Ijuí, Ernani Polo foi criado no município vizinho de Santo Augusto. (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Ernani Polo (Progressistas) assume nesta segunda-feira a presidência da Assembleia Legislativa do RS. A sessão solene de eleição e posse da nova Mesa Diretora inicia às 9h30min no Plenário 20 de Setembro. A Rádio Alto Uruguai 106,1 FM transmite ao vivo a cerimônia.

Polo substitui o deputado Luís Augusto Lara (PTB) na presidência. Os mandatos no comando do parlamento gaúcho são divididos, em rodízio, entre as quatro maiores bancadas de cada legislatura. Gabriel Souza (MDB) e Valdeci Oliveira (PT) devem assumir a Assembleia nos anos de 2021 e 2022, respectivamente.

Ernani projeta uma gestão que contribua com o debate em torno do crescimento econômico do Estado. Além de manter o Cresce RS e a campanha Valores que Ficam, ele pretende propor uma lei para regulamentar os processos administrativos da máquina pública gaúcha, estipulando prazos, criando câmaras de mediação para evitar judicializações contra o Estado.

O novo presidente da Assembleia também acredita que é necessário um movimento para buscar os ressarcimentos da Lei Kandir junto ao governo federal. Para Polo, é importante envolver não só as lideranças políticas nesse tema, mas também a iniciativa privada. Ele pensa que pode ser feito um encontro de contas entre o que a União deve ao Estado e o que o Estado deve à União.

Trajetória de Ernani Polo

Natural de Ijuí, Ernani Polo foi criado no município vizinho de Santo Augusto. Filho de pequenos agricultores, tornou-se técnico em Contabilidade e se formou em Direito pela Ulbra. O interesse pela política surgiu em casa. O pai, Alvorindo Polo, foi prefeito de Santo Augusto duas vezes, e a mãe, Iracer, vice-prefeita.

Em 2000, Polo foi eleito vereador na Câmara Municipal local. No ano seguinte, tornou-se presidente da Câmara e chegou a assumir interinamente como prefeito. Em 2002, foi vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul.

Em 2010, disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PP, fazendo 38.767 votos. Ficou na suplência, mas assumiu a cadeira em dezembro do ano seguinte. Em 2014, foi reeleito com 57.427 votos, sendo o 10º deputado mais votado do Estado.

Em 2015, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação no governo de José Ivo Sartori (MDB). Reassumiu a cadeira de deputado estadual em 2018, quando garantiu o terceiro mandato com 67.248 votos, sendo o oitavo deputado mais votado.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do Jornal do Comércio

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados