Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Entram em vigor na sexta novas regras para caminhoneiros cruzarem fronteira do RS com Argentina

Entre as medidas anunciadas, no sábado (24), está a exigência do mesmo teste de Covid-19 para motoristas brasileiros, argentinos ou de qualquer outra nacionalidade

27 de abril de 2021
Ponte internacional em Uruguaiana (Foto: Prefeitura de Uruguaiana / Divulgação)

O governo da Argentina anunciou uma série de novas regras para a passagem de motoristas de carga pela fronteira com o Rio Grande do Sul. Elas passam a valer na próxima sexta-feira (30). Segundo a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, as novas regras fazem parte de um acordo entre Brasil e Argentina.

Entre as medidas anunciadas, no sábado (24), está a exigência do mesmo teste de Covid-19 para motoristas brasileiros, argentinos ou de qualquer outra nacionalidade. Será permitido o RT-PCR ou o RT-LAMP, que utiliza a saliva e tem resultado mais rápido.

A validade do teste também aumenta. Antes eram permitidos resultados negativos de 72 horas anteriores para que motoristas brasileiros pudessem entrar no país, agora são 7 dias antes da entrada na Argentina.

Em razão do bloqueio das fronteiras que paralisaram parcial ou totalmente a circulação das cargas nos últimos dias, o governo também autorizou o cruzamento internacional de motoristas com o teste vencido, para que sejam amenizados os prejuízos.

Mesmo com o acordo, caminhoneiros argentinos seguem bloqueando a passagem de Paso de Los Libres para Uruguaiana. A manifestação pede que o governo argentino deixe de exigir testes de Covid a transportadores internacionais e a vacinação em massa para a classe.

Nesta segunda-feira (26), a prefeitura de Uruguaiana começou um serviço de testagem dos caminhoneiros que entram no Brasil pela fronteira, que vai ocorrer até o dia 30, quando começam a valer as novas regras do governo do país vizinho.

Entre 8h e 20h30, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais e guardas municipais verificarão os sinais vitais, a temperatura corporal e farão o teste de Covid em caminhoneiros brasileiros e argentinos.

Entrada bloqueada
No início da tarde desta segunda, a Receita Federal de Uruguaiana informou que recebeu um comunicado da Aduana da Argentina para não liberar mais caminhões com cargas para Paso de Los Libres nesta tarde. Segundo o delegado da Receita, 55 caminhões já haviam passado a Ponte Internacional pela manhã.

Segundo a Aduana, com a continuidade do bloqueio de manifestantes argentinos na saída do terminal de cargas de Paso de Los Libres, os caminhões que entram não conseguem seguir para o interior da Argentina e por isso o terminal de cargas fica cheio.

Do lado brasileiro não há mais protesto de caminhoneiros.

Fonte: G1-RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados