Entidades discutem perspectivas para o desenvolvimento da Região Celeiro – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Entidades discutem perspectivas para o desenvolvimento da Região Celeiro

Encontro foi realizado na sede da Amuceleiro, em Três Passos, na última quarta-feira, dia 3.

9 de outubro de 2018
Foram discutidas iniciativas que possam impactar no desenvolvimento regional. (Fotos: Divulgação)

Com o objetivo de construir um espaço de discussão e definição de projetos entre entidades e lideranças da região, representantes de várias instituições participaram de uma reunião durante a última semana na sede da Amuceleiro, em Três Passos. Estiveram presentes integrantes do Corede Celeiro, Acamrece, Unijuí, Uergs, UFFS, Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto e Emater. Na oportunidade foram discutidas iniciativas que possam impactar no desenvolvimento regional.

Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, com o apoio da Amuceleiro e o Corede Celeiro, a região ressente da falta de investimentos públicos nos âmbitos Estadual e Federal. De acordo com os estudos realizados pela Fundação de Economia e Estatística do RS, esta parte do estado encontra-se em estágio de desenvolvimento médio, por apresentar muitos indicadores socioeconômicos abaixo da média estadual, principalmente no que diz respeito à renda e à saúde. Tudo isso somado às perdas populacionais, problemas na infraestrutura de transportes, dificulta seu desenvolvimento sustentável.

É com este espírito que a região busca novas possibilidades para o seu desenvolvimento, a partir da integração das instituições e a construção conjunta de propostas estratégicas. A primeira reunião aconteceu no dia 3 de outubro, quarta-feira, na sede da Amuceleiro, em Três Passos, e a próxima está programada para o mês de novembro.

Potenciais produtivo, cultural e turístico da região

A Região Celeiro, pertencente ao Corede Celeiro, está localizada na Região Funcional de Planejamento 7, e é composta por 21 municípios. Situada na faixa de fronteira com a Argentina e na divisa com o Estado de Santa Catarina, compõe uma área do Estado do Rio Grande do Sul caracterizada pelo grande potencial produtivo, especialmente no setor agropecuário. Também tem no turismo um importante patrimônio ambiental e cultural: a queda d’água conhecida como Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do planeta, localizado no Parque Estadual do Turvo.

A região apresenta ainda uma forte cultura associativista, com grande presença de cooperativas. Possui comunidades indígenas nos municípios de Redentora, Tenente Portela e em São Valério do Sul. Na área da educação, conta com inúmeras instituições formadoras, do Ensino Técnico ao Superior, públicas e privadas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do IFFar Campus Santo Augusto

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados