Foram doados 1.200 kg de carne oriundos de fiscalização sanitária à entidades de 13 municípios da região Noroeste
Aproximadamente 1.200 kg de carne bovina desossada e resfriada serão doados entre quinta (4) e sexta-feira (5) para hospitais e associações assistenciais de diversos municípios da fronteira noroeste. São eles: Alecrim, Alegrete, Boa Vista do Buricá, Campo Novo, Cândido Godói, Crissiumal, Cruz Alta, Porto Lucena, Roque Gonzales, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi e Santo Cristo. Em Cruz Alta, duas entidades (foto) receberam 475 kg de carne: o Asilo de Cruz Alta recebeu 200 kg e o Hospital de Cruz Alta 275 kg.
A fiscalização do serviço oficial constatou 27 bovinos em desacordo com a legislação sanitária, nos municípios de Alecrim, Tucunduva e Porto Xavier. A operação ocorreu nos dias 22 e 26 de fevereiro. O trabalho realizado pelo Programa Sentinela tem recebido uma destacada e importante colaboração da Brigada Militar, permitindo manter o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação do Estado do Rio Grande do Sul.
“Os animais apreendidos são bovinos sem comprovação de origem, que representavam um risco ao status sanitário do RS. Desde o início do Programa Sentinela, em julho de 2020, a atuação da fiscalização com vistas à segurança em defesa agropecuária do Estado foi ampliada nas regiões de fronteira”, destaca o coordenador do Programa e chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria, Francisco Lopes.