Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Empresas alimentícias e frigoríficos registram diversos casos de coronavírus e preocupam autoridades do Estado

Secretaria da Saúde ouve setor de carnes antes de emitir medidas para prevenir surtos em indústrias

29 de abril de 2020
Diretores da Secretaria da Saúde discutiram em webconferência com representantes e deputados (Foto: Ascom / SES-RS)

A Secretaria Estadual da Saúde discutiu, em videoconferência, ontem, estratégias de prevenção e contenção de surtos do coronavírus no setor de carnes e derivados. Foram ouvidos representantes das entidades do setor e deputados estaduais.

Os casos recentes de transmissão em frigoríficos motivaram a pasta a preparar portaria com medidas preventivas para toda a indústria. “Queremos evitar surtos localizados da Covid-19, pois atingem não apenas os funcionários dessas empresas, mas seus familiares”, ressaltou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante a webconferência.

O documento, que deve ser publicado nos próximos dias, irá conter recomendações para as indústrias do Estado, independente do porte. O objetivo é que as empresas detectem previamente casos suspeitos, para evitar surtos.

Entre as recomendações, estão o reforço na higiene dos ambientes, a divisão por escalas dos funcionários, a distribuição e uso corretos de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras normas gerais e específicas para as indústrias.

Unidades de Seberi e Três Passos da Seara/JBS não possuem casos de Covid-19

O Sindicato dos Trabalhadores Industriais de Carne e Soja (Sintricas), com sede em Frederico Westphalen, acompanha as medidas de prevenção implementadas nos frigoríficos de abate de suínos da JBS em Seberi e em Três Passos. “Não foram registrados casos positivos de coronavírus nas duas unidades e percebemos que foram colocadas em prática medidas para proteger a saúde dos trabalhadores”, afirma o presidente do sindicato, Edilson Sarmento.

O dirigente diz que no frigorífico de Seberi 46 pessoas foram afastadas, incluindo as com mais de 60 anos e gestantes. Ao todo, são 890 trabalhadores. Em Três Passos, 27 trabalhadores permanecem em casa, integrantes dos grupos de risco. A unidade tem 950 funcionários. Segundo o dirigente sindical, as empresas contrataram mais ônibus para o transporte dos empregados de outros municípios, a fim de garantir o distanciamento.

Em Três Passos, houve reunião entre representantes da prefeitura e da unidade da JBS na cidade para tratar das medidas de enfrentamento ao coronavírus. O prefeito José Carlos Amaral enfatizou a importância da empresa para a economia local, empregando 970 pessoas diretamente e envolvendo mais 5 mil pessoas indiretamente, na cadeia produtiva. “Manifestamos a necessidade de que sejam seguidas todas as regras e medidas de prevenção para proteger os trabalhadores da JBS, as famílias e a população em geral.”

Conforme a prefeitura, ficou acertado que a direção da empresa vai apresentar um plano de contenção e prevenção, em cumprimento ao decreto municipal que regula o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

Já o frigorífico da JBS em Passo Fundo, com casos confirmados da doença, segue interditado. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Passo Fundo, Priscila Dibi Schvarcz, disse nesta terça-feira (28) que o número de trabalhadores da JBS contaminados pelo novo coronavírus subiu para 48. Na semana passada, eram 20.

Conforme a procuradora, dessas 48 confirmações, 27 pessoas foram testadas e 21 se enquadram com a doença pelo critério epidemiológico. O MPT ainda registra a morte de quatro parentes de funcionários da empresa.

A titular da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen, Mary Vendrusculo, demonstra preocupação também com as pessoas da região Norte que se deslocam diariamente para trabalhar em indústrias de aves no Oeste de Santa Catarina. “Conclamamos às empresas para que tomem todos os cuidados para prevenir a Covid-19 e garantir a saúde dos trabalhadores.”

No último domingo, uma funcionária do frigorífico da JBS de Itapiranga e que reside em Derrubadas, em nossa região, acabou tendo confirmado o diagnóstico para o novo coronavírus, na cidade de Tunápolis, em Santa Catarina, onde reside sua família.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações do Governo do RS e Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados